Vieux-Port (Montreal)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Vieux-Port de Montréal (Porto-Velho de Montreal) é um local turístico-recreativo de Montreal.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Carte
Quai King-Edward

Situado às margens do Rio São Lourenço, estende-se sobre mais de dois quilômetro ao sul da Vieux-Montréal, a partir da rua McGill até o eixo da rua Amherst, onde se encontra a Torre do relógio de Montréal.

Compreende vários cais ligados por um calçadão ao lado de um parque. A oeste, encontra-se o cais Alexandra do terminal marítimo Iberville que acolhe barcos grandes. Em direção leste, existe um cais menor e mais estreito.

A seguir está o cais King-Edward, reformado para acolher o Centro de ciências de Montreal e um cinema Imax. Entre o cais King-Edward e o cais Jacques-Cartier, encontra-se um cais para barcos pequenos.

Entre o cais Jacques-Cartier e o cais do relógio encontra-se a Bassin Bonsecours, utilizada no inverno como pista de patinação no gelo.

Veleiro francês Belem em visita ao Vieux Port de Montreal

Histórico[editar | editar código-fonte]

Porto de Montréal, aprox. 1870
Vista da duana, aprox. 1872
Duana, aprox. 1870
Patinação no gelo, aprox. 1870

Outrora principal porto de Montreal, o local do atual Vieux-Port de Montréal era centro social, econômico, comercial e cultural de Montreal depois que os comerciantes de peles franceses a utilizaram como balcão de negócios em 1611. Foi a partir deste bairro que a população de desenvolveu a partir da fundação de Montreal em 1642.

Os cais em concreto, os hangares em aço e os primeiros silos de grãos foram construídos entre 1898 e 1908[1] .

Após consulta pública em meados da década de 1980 feita pelo governo canadense, o Vieux-Port é entregue reformado na primavera de 1992 em comemoração aos 350 anos de Montreal.

Patinação no gelo no parque Bassin Bonsecours
Torre do relógio, ponte Jacques-Cartier
Vieux-Montréal vista do Vieux-Port

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]