Vince Vader

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vince Vader
Vince Vader

Vince Vader
Nome completo Vicente Martin Mastrocola
Nascimento 18 de janeiro de 1979 (45 anos)
Catanduva, SP
Nacionalidade brasileiro
Ocupação professor, escritor, pesquisador
Página oficial
vincevader.net

Vicente Martin Mastrocola, mais conhecido como Vince Vader, é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde leciona as disciplinas de “Projeto Lúdico” e “Carreiras, Empreendedorismo e Indústria de Jogos” na graduação de Jogos Digitais [1]. e da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) onde leciona as disciplinas de “Gamificação e Mercado”, “eSports e o Ecossistema Gamer”, “Game Essentials” e “Projeto de Game Design”, para as graduações de Sistemas de Informação e Cinema e Audiovisual [2].

É publicitário, graduado (2000) e pós-graduado (2007) em Publicidade e Propaganda pela ESPM, instituição por meio da qual também adquiriu o título de mestre [3] (2011) e doutor [4] (2017) em Comunicação e Práticas de Consumo. Cursou doutorado sanduíche na Fakulta Masmédií da Paneurópska Vysoká Skola na cidade de Bratislava (Eslováquia) no ano de 2016 - entre 2017 e 2018 fez sua pesquisa de pós-doutorado com o tema "Advergames" na mesma instituição eslovaca.

Trabalha com projetos digitais e criação de games desde 1998 e já realizou trabalhos por meio de agências de publicidade para marcas como: Google, Danone, Intel, Ford, Itaú, Vivo e McDonalds.

Nos últimos anos, escreveu diversos textos sobre game design para a mídia especializada e teve artigos publicados nas coletâneas “Mapping the Digital - Cultures and Territories of Play” [5] e “Levelling Up - The Cultural Impact of Contemporary Videogames” [6], ambas publicadas pela Inter-Disciplinary Press de Oxford (Reino Unido).Publicou, pela Cengage Learning, os livros "Game Design: modelos de negócio e processos criativos" [7] e "Game Cultura: comunicação, entretenimento e educação" [8]. Paralelamente à produção acadêmica, lançou card games, board games, advergames para internet, games para PC e jogos para plataforma mobile. É autor da versão "Vikings" e da versão "Game of Thrones" do clássico game de tabuleiro War e conteudista da versão 2019 do jogo Master (todos os títulos publicados pela Grow Jogos). Também atua como consultor de conteúdo para a COPAG do Brasil.

Vince dedica sua vida pessoal e profissional aos jogos.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.