Saltar para o conteúdo

Ladislau I da Valáquia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Vladislau I Vlaicu)
Ladislau I
Voivoda da Valáquia
Ladislau I da Valáquia
Estátua de Ladislau I em Curtea de Argeş
Reinado novembro de 13641377
Antecessor(a) Nicolau Alexandre
Sucessor(a) Radu I
Nascimento 1325
  Valáquia
Morte 1377 (52 anos)
  Valáquia
Herdeiro(a) Radu I
Dinastia Casa de Bassarabe
Pai Nicolau Alexandre
Mãe Maria Lackfy
Título(s) Vlaicu-Vodă
Filho(s) possivelmente Vlad I (ilegítimo)

Ladislau I (em búlgaro: Владислав I; em romeno: Vladislav I Vlaicu[1]) da dinastia Bassarabe, conhecido também como Vlaicu-Vodă (1325-1377) foi um voivoda do Principado da Valáquia (parte do território da moderna Romênia) entre 1364 e 1377.

O seu reinado foi marcado pela paz com a Hungria e por um desenvolvimento económico, assim como pelo fomentar as boas relações com os Sérvios e os Búlgaros.

Valáquia entre os séculos XIII e XVI.

Ladislau era filho de Nicolau Alexandre da Valáquia e da sua esposa ortodoxa Maria Lackfy. Ele era um vassalo do imperador da Bulgária João Alexandre[2] (seu tio, devido ao casamento de Teodora, sua tia, irmã de Nicolau Alexandre, com este czar). Em 1369, Vladislau I conquistou Vidin e reconheceu Luís I da Hungria como seu novo senhor em troca de Severin, Amlaş e Făgăraş. Em 1373, Luís I retomou Severin , mas os valáquios conseguiram recuperar a região entre 1376 e 1377.

No final do ano de 1369, Ladislau enfrentou vitoriosamente, apoiado pela Transilvânia, a primeira incursão turca no Principado da Valáquia.

As relações entre o Principado e o Reino da Hungria melhoraram e Ladislau aceitou, em 1369, após a intervenção da madrasta Clara Dobokay e a recomendação do Papa Gregório XI, receber um bispo católico. Em c.1365 foram cunhadas as primeiras moedas de prata.

Em 1374, favoreceu a construção do Mosteiro de Vodita para o monge Nicodim. Este mosteiro é a primeira construção deste tipo na Olténia.

Ladislau faleceu em data incerta no ano de 1377 e foi sucedido pelo irmão, Radu. Ele foi enterrado perto do pseudo-túmulo de seu avô na igreja (romeno Biserica Domneasca ) de São Nicolau de Curtea de Argeş.

Descendência

[editar | editar código-fonte]

Ladislau não casou nem teve descendência legítima, mas deixou (possivelmente) um filho ilegítimo [3].


Precedido por
Nicolau Alexandre
Príncipe da Valáquia
1364 - 1377
Sucedido por
Radu I

Referências

  1. Angelov 1982, p. 331.
  2. Bakalov, Istorija na Bǎlgarija, "Dobrotica (neizv.–okolo 1385)"
  3. Iliescu, Octavian Vlad Ier, voïvode de Valachie: le règne, le sceau et les monnaies - dans: Revue roumaine d'histoire, vol. 27 (1988), p. 73-105.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Ladislau I da Valáquia
  • Angelov, D. (1982). História da Bulgária. Segundo Império Búlgaro. Tomo III. [S.l.]: BAN