W

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados de W, veja W (desambiguação).
W w
{{{nomes}}}
W
Sistema de escrita alfabeto latino
Representações alternativas
Alfabeto fonético da OTAN {{{nato}}}
Código Morse {{{Morse}}}
Código internacional de navegação marítima [[Imagem:ICS {{{NATO}}}.svg|50px|borda]]
Telégrafo óptico [[Imagem:Semaphore {{{NATO}}}.svg|50px]]
Braille
Alfabeto manual estadunidense

A letra W (dáblio) é a vigésima terceira letra do alfabeto latino. Pode chamar-se também de duplo v ou v dobrado[1], nomes derivados do inglês "double-u" ("duplo u").

Diferentemente do k e do y, o w não fazia parte do alfabeto português na fase pseudoetimológica, estando presente apenas em palavras estrangeiras; quando de seu aportuguesamento, foi substituída por u nas palavras de origem inglesa, ou por v, nas de origem alemã; ainda é empregada em palavras estrangeiras que não estejam devidamente aportuguesadas.[1]

No Brasil, o Formulário Ortográfico de 1943, substituiu o w em certos empréstimos linguísticos por v ou u dependendo do valor fonético.

O Acordo Ortográfico de 1990 restaurou a letra W no alfabeto português, sem, contudo, restaurar o seu uso prévio, que continuará restrito às abreviaturas, às palavras com origem estrangeira e a seus derivados. No Brasil, o AO-1990 entrou em vigor a partir de 1º de janeiro de 2009 e, findo o período de transição de quatro anos, passou a ser a única norma vigente a partir de 1º de janeiro de 2013.

Significados de W


Referências

  1. a b [w Dicionário Priberam da Língua Portuguesa]
  2. O uso corrente na Alemanha, Áustria, Suíça, e praticamente todos os países de influência germânica usam a forma de V para a letra W.