Warri

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Localização de Warri na Nigéria.

Warri é uma cidade no estado Delta na Nigéria, com uma população na faixa de mais de um milhão de pessoas. O povo de Warri é composto, principalmente, por Itsekiris, Urhobos, Ijaws, mas outros grupo étnicos também vivem na cidade. A população é predominantemente cristã, como é mais comum no sul da Nigéria.

Economia[editar | editar código-fonte]

A economia de Warri é baseada, principalmente, na produção de petróleo. E, é uma cidade petrolífica muito popular na Nigéria, tendo o escritório de muitas empresas de petróleo em seu território. Warri também é conhecida como uma grande cidade portuária, fazendo o trânsito de carga entre o rio Niger e o oceano atlântico.

História[editar | editar código-fonte]

Sua história remota ao século XV quando a cidade foi visitada por missionários portugueses. Posteriormente, seus portos serviram como base para o comércio escravocata português e holandês. O nome da cidade é uma corruptela do nome do explorador português João Afonso de Aveiro[1] que visitou a região entre 1484 e 1486 [2] .

No final dos anos de 1800, a cidade desenvolveu seu comércio com produtos como óleo de palma, borracha, palmeiras, cacau, amendoim, couros e peles[3] .

Warri tornou-se sede provincial britânica na região no começo dos anos de 1900[4] . A população cresceu drasticamente desde a década de 1960 devido ao 'boom' do petróleo mundial. Este crescimento, no entanto, não foi acompanhado pelo desenvolvimento do transporte, habitação e serviços municipais.

No final da década de 1990, a crise de Warri eclodiu tanto na cidade quanto na periferia.

Clima[editar | editar código-fonte]

Warri é cercada por uma floresta tropical e um pântano. A região possui elevada pluviosidade e alta umidade para a maior parte do ano.

O clima é equatorial e é marcado por duas épocas distintas: a estação seca e chuvosa. A estação seca dura de cerca de novembro a abril e é significativamente marcada pelo frio seco dos ventos nordeste. O período chuvoso abrange de maio a outubro com uma breve seca em agosto. Mas, são requentes chuvas mesmo na época da seca.

Notas e referências

  1. History of the Urhobo people of Niger Delta de Peter Palmer Ekeh, Urhobo Historical Society, 2007, p. 253
  2. http://www.infopedia.pt/$feitoria-de-benim Feitoria de Benim
  3. http://www.greatestcities.com/Africa/Nigeria/Warri_city.htmlRetrieved 13 de Janeiro, 2008
  4. Ekeh, Peter Palmer. Warri City and British Colonial Rule in Western Niger Delta. [S.l.]: Urhobo Historical Society, 2005. 31 pp. ISBN 9780649247.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a Nigéria é um esboço relacionado ao Projeto África. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.