Wer früher stirbt ist länger tot

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wer früher stirbt ist länger tot
Quem Morre mais Cedo, Passa mais Tempo Morto (BR)
 Alemanha
2006 • cor • 105 min 
Direção Marcus H. Rosenmüller
Produção Annie Brunner, Andreas Richter, Ursula Woerner
Roteiro Marcus H. Rosenmüller, Christian Lerch
Elenco Markus Krojer
Fritz Karl
Jule Ronstedt
Jürgen Tonkel
Saskia Vester
Franz Xaver Brückner
(ver elenco)
Gênero Comédia dramática
Idioma Alemão
Música Gerd Baumann
Cinematografia Stefan Biebl
Distribuição Roxy Film
Bayerischer Rundfunk
Lançamento 16 de agosto de 2006
Orçamento 200.000[1]
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

Wer früher stirbt ist länger tot (no Brasil: Quem Morre mais Cedo, Passa mais Tempo Morto)[1] é um filme de comédia dramática alemão de 2006 dirigido por Marcus H. Rosenmüller e produzido por Annie Brunner, Andreas Richter e Ursula Woerner.[2] Mais de 1,8 milhão de espectadores viram o filme produzido pela Roxy Film em parceria com a Bayerischen Rundfunk na Alta Baviera.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Na parte superior do vilarejo de Baviera na aldeia Germringen vive Sebastian Schneider (Markus Krojer) de 11 anos de idade, juntamente com seu pai Vater Lorenz (Fritz Karl) o anfitrião do restaurante Kandler, e seu irmão Bruder Franz (Franz Xaver Brückner).[3] Sebastian é um patife real, em uma briga com seu irmão descobre que sua mãe Sophie não morreu por causa de um acidente, mas faleceu no nascimento de Sebastian. O irmão com raiva de Sebastian o acusa como culpa exclusiva pela morte da mãe. Sebastian leva as alegações muito a sério, e se sente culpado. Franz também diz que é preciso sofrer no purgatório depois da morte, por ter cometido muitos pecados.[3]

Para evitar este destino — que Sebastian já havia chegado a grandes pecados — ele inicialmente vê apenas uma opção: ele deve ser imortal. Regularmente Sebastian vê em seus pesadelos o purgatório. Para tornar-se imortal, ele decide aprender a tocar guitarra em que uma viagem da escola, ele aprendeu com Alfred (Jürgen Tonkel), apresentador de rádio que se vê imortalizado na música.[3]

Como Sebastian observou que para ser imortal não é fácil, ele decide procurar para sei pai uma nova esposa, a fim de lavar seus pecados e sua dívida alegada para fazer as pazes. Aqui, ele recebe a ajuda de sua amiga de escola Evi (Pia Lautenbacher), que por sua vez está gostando de Sebastian. Suas orações são respondidas, a professora de Sebastian, Veronica (Jule Ronstedt) beija Lorenz Schneider. Evi tem de ser paciente.

No entanto, Sebastian precisa resolver o problema seguinte: Sua professora é casada com o apresentador de rádio Alfred. Em sua loucura, conduzido por seus pesadelos, o menino decide matar Alfred. Com um revólver, ele sobe para a estação de rádio em Wendelstein. Lá ele se encontra o apresentador de rádio, que prende a relação entre Lorenz e Veronika. Ele se encontra com Alfred enforcado no estúdio pedindo ajuda, Sebastian influenciado, aponta a arma e atira na corda pendurada no teto. Em seguida, ele acidentalmente bebe a água de um copo que Alfred encheu para cometer primeira tentativa de um suicídio com uma overdose de pílulas para dormir.

Após Sebastian e Alfred são curados, e Sebastian visita Alfred no transmissão, onde ele pôde tocar guitarra na rádio ao vivo.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Características[editar | editar código-fonte]

O Wendelstein na estação BR. O edifício encontra-se no ápice durante o filme, a estação de rádio onde Alfred trabalha.
Kandlerwirt e Filialkirche Mariä Geburt, Oberbiberg.

O ditado "quem morre mais cedo, passa mais tempo morto" no sul da língua alemã é também comum em transmissões de rádio pode ser encontrado em a reprodução de rádio pelos instrumentalistas de cantores vienenses, Wiener Volkssänger Augustin, Wolfgang Ambros, Manfred Tauchen e Joesi Prokopetz a partir do ano de 1980.

Seleção[editar | editar código-fonte]

Para encontrar um ator para o papel principal do filme, mais de 600 crianças foram selecionadas. As crianças foram procuradas em playgrounds de escolas e em campos de futebol. Fritz Karl, que interpreta o papel de Lorenz Schneider, é ator da áustria. Ele teve que aprender a língua bávara. Por isso, Marcus H. Rosenmüller disse que todo o texto de Karl foi entregue a ele num CD.

Locação[editar | editar código-fonte]

A ideia de fazer um filme inicial no Wendelstein ou em parte,[4] foi de Marcus H. Rosenmüller quando ele e um amigo, com quem tocou em uma banda juntos, participou de uma visita guiada através da estação Sender Wendelstein. Seria possível para importar o vídeo da banda para se tornar estrelas do rock, brincou o amigo Rosis. Após isso, Rosenmüller, juntamente com Christian Lerch, e vários roteiros, finalmente decidem para o wer früher stirbt ist länger tot.

O Kandlerhof, o bar público, bem como às caves, e o tribunal, foram locados em Oberbiberg, o cemitério aonde está enterrado a bisavó de Evis, está localizado ao lado da pousada. A escola, que é frequentada por Sebastian, em Brannenburg. Os pesadelos de Sebastian, onde ele aparece no dia do juízo final, foram locados em um silo. O plano de fundo da tribunal é baseada nas imagens de Hieronymus Bosch.[4]

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

O filme recebeu críticas positivas predominantemente, Björn Helbig do site Filmstarts avaliou o filme com três estrelas e meia de cinco. Segundo ele o filme é considerado "um ar fresco para o cinema alemão".[3]

Já segundo a Lexikon des Internationalen Films o filme conta com uma história turbulenta, "que oscila entre a comédia engraçada e irreverente, farsa e teatro popular, a história em tudo, brincadeiras, mas nunca toma de ânimo leve. Na própria existência depende deste compêndio cinematográfico de conforto, em última análise todos. Uma porque ele tem medo do purgatório, e a outra, porque ele entende a vida como um dom."[5]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Resultado Ref
2006 Förderpreis Deutscher Film Direção Venceu [6]
2007 Bavarian Film Awards Diretor Estreante Venceu [1]
Produção Venceu [1]
New Faces Award Melhor Diretor Venceu [7]
Prêmio Especial para Markus Krojer Venceu [7]
Deutscher Filmpreis Melhor Diretor Venceu [8]
Melhor Música Venceu [8]
Melhor Roteiro Venceu [8]
Melhor Filme (Lola de Prata) Venceu [8]
Melhor Edição Indicado [8]

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. No Brasil o filme também pode ser encontrado sob o nome Decisões do Além.

Referências

  1. a b c Ministerpräsident Stoiber verleiht Bayerischen Filmpreis 2006 (em alemão) (19 de janeiro de 2007). Visitado em 24 de fevereiro de 2013.
  2. Filme Quem morre mais cedo, passa mais tempo morto CineDica. Visitado em 8 de outubro de 2012.
  3. a b c d Helbig, Björn. Die Filmstarts-Kritik zu Wer früher stirbt ist länger tot (em alemão) Filmstarts. Visitado em 8 de outubro de 2012.
  4. a b Wendelstein (em alemão) Bdyg. Visitado em 24 de fevereiro de 2013.
  5. Wer früher stirbt ist länger tot (em alemão) Zweitausendeins. Visitado em 8 de outubro de 2012.
  6. Wer früher stirbt ist länger tot (em alemão) Programmkino. Visitado em 24 de fevereiro de 2013.
  7. a b new faces award 03. Mai 2007 in Berlin - Hubert Burda Media (em alemão) (3 de maio de 2007). Visitado em 24 de fevereiro de 2013.
  8. a b c d e Freitag (16 de maço de 2007). Deutscher Filmpreis 2007: Alle Nominierungen im Überblick (em alemão) Spiegel. Visitado em 24 de fevereiro de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.