Wikipédia:Artigos destacados/arquivo/Expedição Terra Nova

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Grupo de Scott no Polo Sul (18 de janeiro de 1912). Da esquerda para a direita: (de pé) Edward Adrian Wilson, Robert Falcon Scott, Lawrence Oates; (sentados) Henry Robertson Bowers, Edgar Evans

Expedição Terra Nova (1910–1913), oficialmente Expedição Britânica—Antárctica de 1910, foi uma expedição polar liderada por Robert Falcon Scott com o objectivo de ser o primeiro a atingir o Polo Sul. Scott e quatro companheiros chegaram ao Polo a 17 de Janeiro de 1912 e verificaram que um grupo norueguês, liderado por Roald Amundsen, já lá tinha estado, no dia 14 de Dezembro do ano anterior, tornando-se o primeiro a atingir o Polo Sul. Scott e os outros quatro membros acabariam por perder a vida na viagem de regresso do Polo. Alguns dos seus corpos, diários e fotografias foram descobertos por um grupo de salvamento oito meses depois.

Scott era um líder com grande experiência em exploração polar, tendo comandado, anos antes, a Expedição Discovery (1904-1904) à Antártica. A designação da expedição, "Terra Nova" foi retirada do seu navio de suprimentos, o Terra Nova. Embora fosse uma aventura privada, era apoiada por contribuições públicas e subsidiada pelo governo britânico, para além do apoio do Almirantado com a cedência de marinheiros experientes para a expedição e da Real Sociedade Geográfica. (leia mais...)