Wikipédia:Fusão/Central de fusões/Engenharia informática; Engenharia de computação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Não faz sentido fundir 'Engenharia de Computação' com 'Engenharia Informática' pois esta última representa uma visão dos cursos portugueses e não dos brasileiros. Em Portugal não existe 'Computação' mas sim 'Informática'. A Informática em Portugal está muito ligada á componente de Software (que no Brasil tem mais a ver com 'Ciências da Computação'). A 'Engenharia de Computação' do Brasil corresponde em Portugal á 'Engenharia Electrónica de Sistemas Digitais'

Tugainfo (discussão) 23h43min de 19 de fevereiro de 2015 (UTC)[responder]


Apoio totalmente a fusão entre os dois artigos. Tanto "engenharia informática" como "engenharia de computação" se referem ao que em inglês é referido como "computer engineering". Não devemos então criar complicações e diferenças artificiais onde não há !
O termo "computação" também é usado em Portugal - ainda que menos que o de "informática" - aparecendo inclusive nas designações de alguns cursos superiores portugueses.
Alguns exemplos de cursos na área da engenharia são:
  1. Mestrado em Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo;
  2. Mestrado em Engenharia Informática e Computação, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto;
  3. Mestrado em Engenharia Informática - Computação Móvel, do Instituto Politécnico de Leiria.
Na área das ciências (não engenharia), exemplos de cursos são:
  1. Mestrado em Ciências da Computação, da Universidade da Beira Interior;
  2. Mestrado em Matemática e Computação, da Universidade do Minho;
  3. Mestrado em Estatística, Matemática e Computação, da Universidade Aberta.
Em todos os casos acima (e há mais aqui não referidos) tratam-se de cursos com enfoque no software. Não são focados no hardware como o são os cursos de engenharia eletrónica de computadores. Ou seja o termo "computação" é usado para significar genericamente o mesmo que "informática".
Assim, faz sentido fundir os artigos Engenharia informática e Engenharia de computação num único, sendo que as duas designações alternativas devem aparecer no início do texto.
Jsobral 14h07min de 27 de março de 2015 (UTC)[responder]

Engenharia Informática não tem rigorosamente nada a ver com a Engenharia Electrotécnica. Aliás no texto do artigo "Engenharia Informática" é referido que a liderança das TI tem de ser realizada por Engenheiros Informáticos e não por outro tipo de Engenheiros (Electrotécnicos ou outros). E felizmente é o que está a acontecer nas organizações por motivos óbvios de qualidade de serviço. tugainfo (discussão) 17h25min de 29 de Dezembro de 2015 (UTC)

Concordo com a proposta de fundir Engenharia informática e Engenharia de computação. Luan (discussão) 23h25min de 22 de março de 2017 (UTC)[responder]

Comentário Por algum motivo que eu não entendo muito bem, tem sido comum pipocarem diferentes denominações para graduações praticamente análogas, o que, por conseguinte, gerou múltiplos artigos tratando da mesma coisa. --ArgonSim (discussão) 17h10min de 9 de abril de 2017 (UTC)[responder]