Wikipédia:Fusão/Central de fusões/Inquérito estatístico; Questionário

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Todo o Econometrista no desenvolver da Econometria (Análise Matemática sem - política da Economia) segundo Mario Henrique Simonsen o introdutor dessa matéria acadêmica no Brasil, como seus discípulos como Delfim Neto e desenvolvedores de planos econométricos como o Real o sabem que todo o estudo econométrico deriva de estudos e análises de amostragens econométricas, Karl Marx considerado o PRIMEIRO ECONOMETRISTA em seus estudos econométricos de em O-CAPITAL e na famosa CURVA DE ENGEL usou apenas de "questionários" e o que houve foi que sua obra não amostrou a real e verdadeira face do seu Universo de Amostra que era o "Império da Áustria" depois chamado por Adolf desconhecido guerrilheiro de sobrenome Hitler, também comunista em fundamentos ideológicos, depois conhecido por Hitler de "Alemanha" e aplicando no nacionalismo o chamado "Capitalismo de Estado" sem Mercado e Mais Valia, segundo Mario Henrique Simonsen e Delfim Neto. Se tivessem sido realizados "Inquéritos econométricos e/ou estatísticos - matemáticos" que são mais sérios, o mundo não teria se envolvido em duas guerras mundiais e uma chamada de "Guerra Fria", e o "Terrorismo Nuclear", devido ao pensamento comunista, derivado dos "questionários" e não "inquéritos" que tem o chamado "espírito policial de análise".

--186.214.153.61 (discussão) 20h26min de 5 de abril de 2014 (UTC)[responder]


Não Finalizo como não fundir, por falta de maiores explicações. Leon saudanha (discussão) 02h11min de 8 de agosto de 2016 (UTC)[responder]

O texto seguinte foi movido de: Discussão:Questionário

Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com Inquérito Estatístico. Não considero que seja adequado fundir o artigo ou verbete sobre Questionário com o artigo ou verbete sobre Inquérito Estatístico. Um questionário pode ser utilizado para coleta de dados e os resultados não-necessariamente sofrem tratamento estatístico formal.comentário não assinado de Slomp (discussão • contrib) (data/hora não informada)

Não me parece ser correta a fusão. Vejam aqui:

[Pergunta] Será possível esclarecerem-me sobre a diferença entre inquérito e questionário? É que a minha professora de Português pediu para fazermos um questionário (uma série de perguntas aos nossos colegas sobre hábitos de leitura) e disse que deveríamos intitular o trabalho de Inquérito.
Qual devemos usar?
Muito obrigada pela vossa ajuda.
Marta Santos :: :: Faro, Portugal

[Resposta] Segundo os dicionários consultados, inquérito é: «Acto ou efeito de inquirir; devassa; sindicância; indagação; conjunto de actos e diligências com que se visa apurar alguma coisa». Por sua vez, questionário é: «Série de questões ou perguntas ordenadas sobre um assunto; interrogatório».
Portanto, e salvo melhor opinião, o inquérito é a acção de procurar, investigar, interrogar, enquanto o questionário é um conjunto de perguntas que servem para fazer esse mesmo inquérito.
No caso que refere, o conjunto de perguntas sobre o assunto hábitos de leitura é, naturalmente, um questionário, e o trabalho em si, a tal acção de interrogar, investigar intitula-se inquérito.

comentário não assinado de 81.84.242.6 (discussão • contrib) (data/hora não informada)

O texto acima foi movido de: Discussão:Questionário


O texto seguinte foi movido de: Discussão:Inquérito estatístico

Foi proposta a fusão do artigo ou se(c)ção sobre Questionário com o artigo Inquérito Estatístico. Não considero que seja adequado fundir o artigo ou verbete sobre Questionário com o artigo ou verbete sobre Inquérito Estatístico. Um questionário pode ser utilizado para coleta de dados e os resultados não-necessariamente sofrem tratamento estatístico formal. comentário não assinado de Slomp (discussão • contrib) 8 de novembro de 2010, 1:06 (UTC)

O texto acima foi movido de: Discussão:Inquérito estatístico

Comentário: Ainda que tardio, movo comentários escritos nas páginas de discussão dos artigos envolvidos para cá a fim de organização. De toda forma, eles não afetam o resultado da proposição, dado que esses comentários manifestam discordância e representam falta de consenso, senão consenso contrário à fusão. --Luan (discussão) 15h41min de 21 de agosto de 2018 (UTC)[responder]