Wikipédia:Fusão/Central de fusões/Lacraia; quilópode

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

São sinónimos. Madalena (discussão) 21h29min de 28 de abril de 2012 (UTC)

Este é o resultado de dar nomes vulgares a taxons biológicos; isto já foi discutido há muito tempo e, se se chegou a um consenso - usar apenas nomes científicos - ele nunca foi aplicado. Eu não se a palavra "lacraia" se refere a todos os quilópodes, mas o que é certo é que todos os interwikis apontam para Scolopendra; duvido que se encontre uma referência que explicite convenientemente a que se refere a palavra "lacraia". Na minha opinião, seria de mover "lacraia" para Scolopendra; tem conteúdo suficiente para se distinguir dos quilópodes em geral, mas teria que se encontrar fontes fiáveis. --Rui Silva (discussão) 08h17min de 29 de abril de 2012 (UTC)
  • Talvez tenhas razão. Mas ontem por um acaso vi a Desmoxytes purpurosea, dita "lacraia dragão" (e se parece com uma centopeia mesmo) que nem mesmo é quilópode - e sim diplópode, portanto é classificada como mais próximo das marias-café. Não percebi o motivo dessa classificação, mas tudo bem, não sou bióloga. Porém quanto à sua solução apresentada, Scolopendra é um género da família Scolopendridae, da ordem Scolopendromorpha, da classe quilópode. Significa que se "lacraia" for movida para scolopendra, estaríamos dizendo que há quilópodes que não são lacraias. Mas lacraia também não é sinónimo de centopeia? Há quilópodes que não são centopeias? Madalena (discussão) 16h21min de 29 de abril de 2012 (UTC)
Symbol comment vote.svg Comentário Também me parece mais sensato usar apenas nomes científicos, mas o fulcro do problema não está aí, mas em não criar redirs e/ou desambigs. A situação de certo modo inversa a esta também é comum: não existir redir com o nome comum para artigos intitulados com o nome científico. --Stegop (discussão) 00h50min de 1 de maio de 2012 (UTC)
Então... não vejo exatamente como sinônimos não. A classe Chilopoda engloba cerca de 3.000 espécies diferentes de artrópodes, onde encontram-se os vulgarmente chamados de "lacraia" ou "centopeia" (já os chamados "piolho de cobra" ou "gongolo" pertencem à classe Diplopoda). Na verdade, esses nomes populares não referem-se a uma única espécie, podendo indicar tanto os indivíduos dos gêneros Crytops, Otostigmus ou Scolopendra (isso para ficar apenas nos três mais comuns). De fato, desses três gêneros mais comuns, o último é o que tem uma distribuição geográfica, digamos, maior (ao menos no continente americano - no caso do Brasil, a maior incidência é de S. viridicornis). Uma fusão, a meu ver, só faria sentido se, além do artigo Lacraia, os artigos Geophilomorpha, Lithobiomorpha e Scolopendrida (únicas ordens disponíveis na pt-wiki) também fossem fundidas ao artigo Quilópode (algo mais ou menos similar ao artigo "Centipede", da en-wiki). Márcio Muniz Qual foi? 03h45min de 20 de julho de 2012 (UTC)
Da forma como o Márcio explicou (ajudou muito!), creio ser mais sensato mantê-los separados, e tentar ir desenvolvendo os dois aos poucos, pois a meu ver, trazer mais gente pra fundir, seria um trabalhão e tanto. Halleltalk 03h03min de 22 de julho de 2012 (UTC)

Não havendo mais manifestações, encerro a proposta de fusão como malsucedida. Halleltalk 16h45min de 9 de agosto de 2012 (UTC)