Wikipédia:Fusão/Central de fusões/Microscópio eletrônico; Microscopia eletrônica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Reabro a discussão pois ao contrário do que o único participante escreveu na discussão anterior, independentemente dos títulos, ambos os artigos falam sobre o instrumento e um artigo é o seu conteúdo e não o seu título. Não é por acaso que o segundo não tem quaisquer IW.

Ambos são esboços. Estou convencido que o segundo é um copy/paste de algum site, tanto pelo aspeto do texto como porque quem o criou só fez uma edição (a sua única, pelo menos não eliminada), mas passados estes anos é impossível saber se o que se encontra é copiado daqui ou vice-versa. De resto, se o segundo fosse novo poderia ser eliminado em ER#A6.

Descobri o segundo, que estava com maiusculite, quando tentei movê-lo para "Microscopia eletrônica", que era redir para Microscópio eletrônico. Exemplo muito comum, que ilustra o "cuidado" que esses editores de um artigo só colocam na sua participação e o estado de total abandono de certos temas. --Stego (discussão) 03h59min de 13 de dezembro de 2016 (UTC)[responder]

Concordo Os assuntos são coincidentes demais para que tenham artigos exclusivos. Concordo também que microscópio eletrônico seja o artigo final, embora duvide que haja muita coisa para se aproveitar de microscopia eletrônica no momento de se fazer a fusão, já que ele não tem nenhuma nota, segue formatação totalmente fora do livro de estilo e tem escrita excessivamente técnica. Estranhamente, encontrei este trabalho publicado em 2016, que tem DOI próprio e foi escrito por mestres e doutores de uma conceituada universidade estadual brasileira, com um trecho 100% correspondente ao que já havia sido adicionado ao artigo durante sua criação, em 2010:

  • No trabalho (2016): Citação: [...] espectro de EDS é construído ao plotar valores de intensidade de raios-X contra energia. Os picos correspondem aos diferentes elementos presentes na amostra.
  • No artigo (2010): Citação: O espectro de EDS é construído ao plotar valores de intensidade de raio-X contra energia. Os picos correspondem aos diferentes elementos presentes na amostra.

Não há bibliografia equivalente entre nenhum dos dois, e o trabalho de 2016 não cita a Wikipédia como referência. Como eu acho extremamente improvável que professores de uma universidade fossem plagiar logo esse artigo, que nem afluentes direito tem, não tenho a menor ideia do que explicaria essa coincidência.

De qualquer maneira, o segundo artigo está escrito como um manual desordenado sobre o manejo de um microscópio eletrônico, portanto foge totalmente do escopo da Wikipédia. --ArgonSim (discussão) 16h17min de 24 de dezembro de 2016 (UTC)[responder]

Comentário O mais provável é que microscopia eletrônica seja cópia de algum artigo de revisão com conteúdo pago ou de uma apostila de circulação interna — provavelmente escrito por algum dos autores do trabalho de 2016 —, e por isso há esses trechos coincidentes. É comum no meio científico ficar reciclando trechos de trabalhos antigos seus em publicações novas. --ArgonSim (discussão) 16h21min de 24 de dezembro de 2016 (UTC)[responder]

Sim fundidos, mas ajustes são necessários.-- Leon Saudanha 15h54min de 3 de março de 2017 (UTC)[responder]