Wikipédia:Domínio MediaWiki/Editnotice

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Editnotice (traduzido literalmente por "nota ao editar") é uma funcionalidade do MediaWiki, implementada em Agosto de 2008, que permite mostrar uma mensagem em certos domínios e opcionalmente em páginas específicas. Essa mensagem é visível apenas ao editar páginas. Para se utilizar esta funcionalidade, é necessário um administrador (apenas estes podem criar e editar páginas do domínio MediaWiki) criar uma página com um dos títulos da seguinte sintaxe:

  • MediaWiki:Editnotice-<número de domínio>
  • MediaWiki:Editnotice-<número de domínio>-<nome da página (sem o domínio)>

Página essa em que deve colocar a mensagem a mostrar. Pode ser colocado conteúdo com formatação wiki, como outra página qualquer da Wikipédia. Pode-se considerar, de certa forma, que funciona como uma predefinição especial ou como outra página qualquer do domínio MediaWiki que seja utilizada na interface da Wikipédia.

Ter em conta que as mensagens Editnotice aparecem também em todas as subpáginas da página a que se refere (caso o domínio permita subpáginas). Por exemplo MediaWiki:Editnotice-4-CheckUser aplica-se à página principal Wikipedia:CheckUser e à subpágina Wikipedia:CheckUser/Pedidos_de_verificação/Arquivo/2008 entre outras.

No caso de se querer aplicar a Editnotice apenas a determinada subpágina (e possivelmente às respetivas subpáginas), por exemplo na página:

  • Wikipedia:nome 1/nome 2

Deve-se criar uma Editnotice com o seguinte nome:

  • MediaWiki:Editnotice-4-nome_1-nome_2

Objectivos das mensagens Editnotice

As mensagens Editnotice podem servir principalmente para certos casos específicos de forma a prevenir vandalismo ou procedimentos descritos em coisas a não fazer e erros comuns na Wikipédia. É uma opção a considerar de forma a reduzir vandalismo e a evitar a eventual protecção de páginas.

Exemplos

Para se mostrar a mensagem ao editar:

  • uma página qualquer de um determinado domínio: por exemplo do domínio "Usuário", é necessário criar a página com o título MediaWiki:Editnotice-2 (o "2" corresponde ao número do domínio "Usuário"). Sempre que alguém edite uma página do domínio Usuário (incluindo subpáginas), quer a página exista ou não, irá ver o conteúdo da MediaWiki:Editnotice-2 por cima da caixa de edição. Ver exemplo ao editar a página do usuário Usuário:Jimbo Wales (por favor não colocar conteúdo - essa página é vigiada e caso coloque conteúdo indevido pode ser bloqueado).

Considerações técnicas

As informações que se seguem podem ser eventualmente úteis para prever as situações em que a mensagem aparece em determinados casos.

  • A mensagem Editnotice também aparece ao editar secções de páginas.
  • Ao editar uma página a mensagem Editnotice também é visível ao fazer a previsão da edição, e aparece antes da mensagem MediaWiki:Previewnote.
  • Caso se edite uma página, mas a base de dados está bloqueada, a mensagem Editnotice é mostrada antes das mensagens MediaWiki:Readonlytext ou MediaWiki:Readonlywarning.
  • Caso se edite uma página ainda não existente, a mensagem Editnotice é mostrada depois da mensagem MediaWiki:Newarticletext e da mensagem MediaWiki:Recreate-deleted-warn (caso essa página tenha sido eliminada).
  • Caso se edite uma página semiprotegida, a mensagem Editnotice é mostrada antes da mensagem MediaWiki:Semiprotectedpagewarning.
  • Caso se edite uma página totalmente protegida, e seja um usuário registado (não administrador), a mensagem Editnotice não é visível.

Páginas Editnotice existentes

A lista que se segue contém as páginas Editnotice existentes na Wikipédia lusófona e é criada automaticamente através de Especial:Índice_de_prefixo/MediaWiki:Editnotice.

Ver também

Ligações externas