Wikipédia:Projetos/Coordenação de turma/Experiências

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Esta página reúne as contribuições daqueles que usaram ou fizeram trabalhos na Wikipédia nas aulas e aqui escreveram sobre essas experiências. A um dado ponto, esta página poderá tornar-se num guia no espaço nominal Wikipedia, artigo no Correio da Wikipédia ou até um Wikilivro. Contribua com as suas experiências.

Página de projecto[editar código-fonte]

As páginas wiki da disciplina ou projecto, considerando que o projecto é a utilização da Wikipédia nalgum trabalho da disciplina, podem basear-se no modelo Wikipedia:Projectos/Escolares e universitários/Modelo Piotrus e Vapmachado e na subpágina de trabalhos concluídos. O modelo tem quatro secções. A Introdução contém informações gerais para qualquer pessoa que encontre essa página. A segunda, Introdução para os estudantes, instruções para familiarizar os estudantes com a Wikipédia. A terceira, Exercícios para os estudantes, apresenta uma sequência de trabalhos que se recomenda que os alunos façam. A quarta e última, Elaboração de artigos, contém instruções específicas para a redacção de artigos pelos alunos.

As primeiras páginas de projecto foram criadas em Usuário:Nome de usuário/Nome da disciplina, ainda que o pudessem ter sido em Wikipedia:Projectos/Escolares e universitários/Nome da disciplina. Cada alternativa tem vantagens e desvantagens, mas, «aparentemente» (em inglês) , deve ser dada preferência à criação de subpáginas Wikipedia:Projectos/Escolares e universitários/Nome da disciplina.

É indispensável que a página do projecto fique pronta antes do início das aulas e com a maior antecedência, se houver meios para avisar os alunos da disponibilidade da página. A página do projecto Logística 2008 ficou pronta com alguma antecedência, mas não foi feita qualquer divulgação porque o projecto decorreu à revelia da opinião da gestão académica, que se manifestou contra a utilização da Wikipédia. A página do projecto Logística 2009 ficou pronta mais tarde, porque a mesma gestão académica só solicitou que leccionasse as aulas um dia depois da primeira aula do semestre, na sequência de acontecimentos de quase dois meses antes.

Deve-se alertar as pessoas de que uma iniciativa deste tipo está em curso, adicionando o projecto a Wikipedia:Projectos/Escolares e universitários e anunciando-o na Esplanada. Haverá pessoas disponíveis para o ajudar e aos alunos. O anúncio do projecto Logística 2008 e anúncio do projecto Logística 2009 estão disponíveis para consulta.