Wikipédia:Tentativa de consenso/Solicitações

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Política
Política
Atenção: esta página é uma proposta a respeito da criação de uma regra a respeito de solicitações. Por favor, comente sobre esta página na Wikipédia Discussão:Tentativa de consenso/Solicitações

Introdução[editar código-fonte]

Solicitações, dentro e fora da Wikipédia, tem trazido problemas para a comunidade. A pouco tempo apresentei um ensaio que escrevi com conselhos do Rjclaudio para votação para definirmos uma regra sobre solicitações. A votação acabou ocorrendo de forma atropelada e vários votos trouxeram pontos que não foram apreciados no decorrer da proposta. Apresento as propostas abaixo como alternativas para definirmos o que é permitido em termos de solicitação.

Adotar Wikipedia:Solicitação como recomendação.

Observações

Coloco mais como uma lembrança da existência desse ensaio e da possibilidade de adaptarmos partes dele na redação de uma recomendação final.

Discussões anteriores

Adotar Usuário:Chicocvenancio/Solicitação como recomendação (com alterações a serem discutidas durante essa tentativa de consenso).

Observações

Apresento para que sejam debatidas as objeções que foram colocadas na votação e que possamos tentar encontrar um mínimo consensual a ser delimitado.

Discussões anteriores

Redigir um novo texto que defina e limite as solicitações que seriam objeto de sanção (campanha eleitoral)

Observações

Desenhar um novo texto é uma possibilidade para alcançarmos regras razóaveis.

Adotar uma recomendação (ou política) que diga que solicitações são desencorajadas, mas toleradas na Wikipédia.

Observações

Alternativamente, podemos adotar uma recomendação que desencorage as solicitações, mas que não aplique sanções pelos que fazem uso dessa prática.

Adotar uma recomendação (ou política) que diga que solicitações são permitidas e/ou encorajadas na Wikipédia.

Observações

Alternativamente, podemos simplesmente decidir que a Wikipédia deve ser tomada por táticas eleitoreiras. Ainda é superior a ausência de regras.