Wikipédia:Wikiconcurso Mulheres Brasileiras no Esporte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

WIKICONCURSO
MULHERES
BRASILEIRAS NO ESPORTE

Sobre

O Wikiconcurso Mulheres Brasileiras no Esporte é uma competição de edições na Wikipédia lusófona idealizado e realizado pelo Wiki Movimento Brasil, pelo Museu do Futebol e pela ONU Mulheres.

A iniciativa visa estimular a participação da comunidade de editores e editoras da Wikipédia na criação e no aprimoramento dos verbetes relacionados ao esporte feminino brasileiro.

Haverá eixos de contribuição, em que edições válidas dão pontos. Uma breve descrição de cada eixo, assim como uma lista variada de artigos em que é possível contribuir, pode ser consultada aqui.

Este Wikiconcurso está alinhado ao 5º pilar dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU (ODS - Igualdade de Gênero).

Período do Wikiconcurso: 2 de outubro a 30 de novembro de 2023.


Comissão Organizadora

Os membros da comissão organizadora são ALeoncio (WMB) e EAzzellini (WMB). Tais pessoas não irão concorrer aos prêmios do concurso.

DÚVIDAS E MAIS INFORMAÇÕES: concurso-arroba-wmnobrasil.org

ORGANIZAÇÃO:

Como participar


Passo 1: Certifique-se de que você possui uma conta nos projetos Wikimedia com notificação por e-mail habilitada e esteja devidamente logado. Caso não possua uma, crie uma conta e confirme o endereço de e-mail.


Passo 2: Será necessário acessar a página da ferramenta Outreach Dashboard, certificar-se de que está devidamente logado e inscrever-se aqui caso ainda não o tenha feito.


Passo 3: Escolha ao menos um artigo presente na lista de artigos do projeto.


Passo 4: Faça suas edições nos artigos participantes do concurso entre os dias 2 de outubro a 30 de novembro de 2023. Para fins de contabilização, será considerado o horário UTC.


Se tiver dúvidas, não hesite em abrir um tópico na página de discussão ou entrar em contato por correio eletrônico.

As mulheres brasileiras ficaram proibidas de jogar bola, por Lei, entre 1941 e 1979, o que ajuda a explicar a desigualdade de gênero no futebol – mas não em outros esportes, em que não houve proibição. Os fatores são complexos e múltiplos, e ampliar a visibilidade das atletas, em ações como o Wikiconcurso, é uma medida importante de reparação.
 
A Wikipédia é uma plataforma fundamental para a democratização da informação e a expectativa é que esse esforço coletivo tenha um impacto na forma como as trajetórias das mulheres brasileiras no esporte são disponibilizadas para um público amplo. Tanto pessoas que já editam como pessoas que têm interesse em aprender a editar a Wikipédia são bem-vindas no concurso, também como uma forma de conhecerem mais sobre as mulheres do nosso esporte.
 
A ONU Mulheres tem liderado diversas iniciativas para promover a igualdade de gênero no esporte e por meio dele. Um caminho prioritário para desafiar as normas sociais que historicamente afastaram meninas e mulheres do esporte é justamente a criação e a promoção de conteúdos respeitosos e livres de estereótipo sobre as atletas, que promovam suas conquistas e seu desempenho esportivo e possam alçar essas mulheres a modelos de referência e inspiração para toda a sociedade.
 
Eventos

Evento de lançamento

O lançamento do Wikiconcurso Mulheres Brasileiras no Esporte foi realizado no dia 2 de outubro. Durante o evento foram apresentados o contexto temático e as regras do concurso. O evento contou com a participação de Fabiana Dias e Priscilla Bensabath, do Wiki Movimento Brasil.

Como editar e criar artigos na Wikipedia

O primeiro webinário aconteceu no dia 26 de outubro, com Érica Azzellini, integrante do Wiki Movimento Brasil, com o tema “Como editar e criar artigos na Wikipedia”. A ideia é passar informações e tirar dúvidas sobre o funcionamento da plataforma.

Pesquisa em hemerotecas digitais: dicas práticas

O segundo webinário aconteceu no dia 30 de outubro, com a historiadora Taiane Lima, que abordou o tema “Pesquisa em hemerotecas digitais: dicas práticas”. As hemerotecas são os setores das bibliotecas que guardam periódicos, jornais, revistas e publicações seriadas. São um recurso muito valioso para encontrar referências e informações mais antigas, em publicações impressas anteriores à era da internet, mas que estão digitalizadas e disponíveis a pesquisa em arquivos públicos.

Estereótipos de gênero na mídia

O último webinário aconteceu no dia 1º de novembro, com Olga Bagatini (ONU Mulheres Brasil) e Lisa Solmirano (ONU Mulheres Argentina), que abordaram o tema “Estereótipos de gênero na mídia”. A ideia foi fomentar junto às pessoas participantes o olhar crítico à cobertura esportiva, ajudando a identificar informações construídas a partir de estereótipos sexistas para que evitem sua reprodução em outros meios.

Evento de encerramento

O Wikiconcurso Mulheres Brasileiras no Esporte chegou ao fim e queremos agradecer a todos que participaram das atividades realizadas. O evento de encerramento ocorrerá no dia 12 de dezembro - 17:00 e será divulgada a classificação final dos participantes. Participe conosco!