ONU Mulheres

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Small Flag of the United Nations ZP.svg Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres
ONU Mulheres
Bandeira das Nações Unidas
Tipo Agência especializada
Comando África do Sul Phumzile Mlambo-Ngcuka[1]
Status Ativa
Fundação 2010
Sede Nova Iorque, Território Internacional
Website www.unwomen.org
Organização das Nações Unidas

A Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, também conhecida como ONU Mulheres (em inglês: UN Women, em francês: ONU Femmes) é uma entidade das Nações Unidas destina-se a promover a empoderamento de mulher e igualdade de género.[2]

ONU Mulheres foi criada em 2010 e iniciou suas operações em 2011;[3] foi estabelecida através da unificação dos mandatos e recursos para um maior impacto de quatro entidades pequenas e sua primeira chefe foi Michelle Bachelet, presidente do Chile.[4] [5]

No Brasil, a ONU Mulheres conta com um escritório-país localizado em Brasília. Anteriormente (desde 1992) a instituição era o escritório Regional do UNIFEM para Países do Cone Sul.

Referências

  1. Nações Unidas (11 de Julho de 2014). Secretary-General appoints Phumzile Mlambo-Ngcuka of South Africa Executive Director of the United Nations Entity for Gender Equality and Empowerment of Women (UN-Women) (em inglês). Página visitada em 11 de Março de 2014.
  2. ONU Brasil. Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres. Página visitada em 11 de Março de 2014.
  3. ONU Mujeres. Preguntas Frecuentes (em espanhol). Página visitada em 11 de Março de 2014. Cópia arquivada em 11 de dezembro de 2014.
  4. Morales, Ricardo (14 de setembro de 2012). Chile's Bachelet to head new U.N. women's entity (em inglês). Página visitada em 11 de Março de 2014.
  5. Agencias (14 de setembro de 2010). Bachelet se instala en Nueva York tras ser nombrada como la nueva encargada de ONU Mujer (em espanhol). La Tercera. Página visitada em 11 de Março de 2014.