Wikipédia Discussão:Critérios de notoriedade/Cultura

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Discussões anteriores[editar código-fonte]

Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos[editar código-fonte]

O que é notoriedade em nível nacional ? Melhor definir isso melhor, tá muito subjetivo ...

As escolas que já foram campeães ? Ou vice ?

Queria antes saber como é os desfiles de carnavais de outros estados, aqui no rio tem o bloco principal e o bloco de acesso. E depois o bloco especial com as melhores. Seria uma possibilidade colocar as do bloco especial também, mas não sei.

Rjclaudio msg 13:19, 23 Janeiro 2007 (UTC)

Isso e muito estranho, pois já tem sobre em Wikipedia:Critérios de notoriedade/Associações, mas o certo e está aqui, vou iniciar uma notoriedade temporária aqui para depois iniciar uma discussão profunda sobre os dois, ok!!!---Biantez msg 19h18min de 24 de Setembro de 2010 (UTC)

Quais são os pratos típicos ? Acho que poderíamos criar uma lista com os pratos típicos dos países. Ajudaria na hora de ver os critérios (pois teria algumas discordâncias em alguns pratos).

Rjclaudio msg 13:21, 23 Janeiro 2007 (UTC)

Atualizei a seção "Arte" pois ela simplesmente permitia artigos sobre "qualquer" obra de arte.--g a f msg 18:09, 23 Janeiro 2007 (UTC)

Personagens de ficção[editar código-fonte]

Vou criar uma página separada, pra juntar os personagens de ficção e os dubladores. Os dubladores já tem uma base q eu tinha feito, um esquema de votação. Com os dois juntos fica melhor.
O texto que aqui estava foi movido para: Wikipedia Discussão:Critérios de notoriedade/Personagens de ficção e dubladores

Artigos sobre obras[editar código-fonte]

Nos artigos sobre obras, especificamente sobre obras visuais (pinturas, esculturas, gravuras, etc), acho que seria importante incluir como enciclopédicas também aquelas que são tombadas por órgãos oficiais do patrimônio histórico em suas diferentes instâncias (Iphan, Condephaat, etc.). Dornicke (discussão) 21h34min de 16 de Agosto de 2008 (UTC)

Literatura[editar código-fonte]

  • Ainda não foram listados critérios para inclusão de autores ou obras literárias.

Autores[editar código-fonte]

Proponho que seja colocado como critério ter ao menos uma dessas caractecterísticas:

  • publicação de livro por editora;
Thiago Floriano (discussão) 16h19min de 26 de janeiro de 2010 (UTC)Responder
  • ser vencedor de algum prêmio de abrangência, no mínimo, estadual, promovido por entidade ou empresa reconhecida neste âmbito;
Thiago Floriano (discussão) 16h19min de 26 de janeiro de 2010 (UTC)Responder
  • reconhecimento pela mídia estadual e/ou nacional;
Thiago Floriano (discussão) 16h19min de 26 de janeiro de 2010 (UTC)Responder

Artistas plásticos[editar código-fonte]

Reparei que os conceitos para notoriedade sobre artistas plásticos com obra recente, foca o seguinte:

  • Publicação de sua obra em revistas internacionais respeitadas
  • Publicação de sua obra em títulos de historiadores da arte e críticos respeitados
  • Apresentação de sua obra em grandes eventos: Bienal de São Paulo, Dokumenta de Kassel, Bienal de Veneza.
  • Divulgação e repercussão da obra na imprensa comum.

Concordo plenamente com a Bienal de Veneza e com a dOKUMENTA (o nome correcto é este), bem como com os outros elementos.

Não concordo com a Bienal de São Paulo, é um facto que a seguir à Bienal de Veneza, é a terceira (não a segunda) mais antiga bienal do mundo, no entanto não tem a mesma repercussão internacional de outras bienais aqui ignoradas, aparecendo apenas por orgulho dos editores brasileiros.

No entanto faltam dados importantes de reconhecimento artístico internacional, a começar pelas bienais.

Passo a citar as mais importantes e relevantes no contexto internacional (por ordem de relevância):

  • Bienal de Veneza (Itália)
  • Bienal de Whitney (USA)
  • Bienal de Istambul (Turquia)
  • Bienal de Sidney (Austrália)
  • Bienal de Liverpool (Reino Unido)
  • Bienal de Florença (Itália)

E temos também as feiras internacionais, muito contestadas pois são apenas para venda mas em que se destacam algumas pela sua qualidade e alto padrão de selecção onde algumas inclusive fazem pré-selecção das obras para venda e que são (por ordem de relevância):

  • Art Cologne (Alemanha)
  • Carrousel du Louvre (França)
  • Artexpo New York (USA)
  • Puroarte (Espanha)

E temos outro factor importante de reconhecimento que está aqui a ser completamente ignorado, ou seja obra exposta/comissionada em local publico:

  • Museus
  • Câmaras Municipais
  • Outras instituições estatais
  • locais públicos - ruas, largos, parques, etc

Para terminar, os laureados de prémios de renome relacionados com as artes, (existem vários, espalhados pelo mundo, não conheço todos) e também os vencedores de concursos de renome internacional, como o caso do concurso bianual Amadeo de Souza-Cardoso em Portugal.

Estes deveriam ser os factores a serem considerados.

Se quiserem utilizar a Bienal de São Paulo, também têm que aceitar similares em outros países lusófonos, como os casos de Portugal das seguintes Bienais: Bienal Galeria Aberta (Beja), Bienal de Coruche, Bienal de Rio Maior e a recém instituída Bienal Portugal Arte, na sua primeira edição, mas já considerada pela critica como a mais importante do país.

Aguardo comentários. Pelo Poder do Z Alaf Ogimoc 19h38min de 5 de julho de 2010 (UTC)Responder

Sendo essa uma enciclopédia lusófona, seria uma piada deixar de fora a Bienal de São Paulo e quaisquer outros eventos similares existentes em Portugal e nos demais países lusófonos... elencar bienais por relevância e importância no contexto internacional é o mesmo que enxugar gelo. Pra mim, um brasileiro, a bienal de Whitney não tem absolutamente a menor relevância e sequer alguma vez na vida ouvi falar nessa tal Puroarte. Sua visão sobre relevância desses eventos reflete a perspectiva de um habitante do Hemisfério Norte. Apenas isso. Para mim ainda faltam a Bienal do Mercosul, a Bienal de Havana e muitas outras... Dornicke (discussão) 15h28min de 21 de julho de 2010 (UTC)Responder
Ué, mas se podemos ter um artigo sobre um artista relevante no Brasil, o que impede de termos sobre um relevante na Argentina ou na Alemanha? O fato deles não serem lusófonos?
Flávio, o Maddox (msg!contrib) 13h15min de 22 de julho de 2010 (UTC)Responder

Eu fui bem claro, no que escrevi. Os contextos que devem ser utilizados são os contextos internacionais e não locais, pois apesar de a wiki ser lusófona, não trata apenas de assuntos lusófonos. Ora se querem impor situações locais como o caso da Bienal de São Paulo, também devem ser aceites bienais similares de outros países lusófonos. Em relação a esse insulto camuflado de mentalidade de habitante do Hemisfério Norte, se o senhor Dornicke fosse um pouco mais competente e antes de mandar bocas fosse verificar sobre o que estava a falar saberia que eu sou angolano o que me coloca no Hemisfério Sul e não Norte. Portanto a minha visão da arte não tem nada a ver com conceitos de Norte e Sul, mas sim de universalidade, ao contrario da mentalidade bairrista (nacionalista) de outros. Atenciosamente Pelo Poder do Z Alaf Ogimoc 15h34min de 22 de julho de 2010 (UTC)Responder

Citação: Maddox escreveu: «Ué, mas se podemos ter um artigo sobre um artista relevante no Brasil, o que impede de termos sobre um relevante na Argentina ou na Alemanha?»
Absolutamente nada. Não entendi o que o conduziu a essa interpretação...
Citação: Zorglub escreveu: «Os contextos que devem ser utilizados são os contextos internacionais e não locais, pois apesar de a wiki ser lusófona, não trata apenas de assuntos lusófonos.»
Mas sendo uma enciclopédia lusófona, espera-se dela cobertura mais ampla sobre temas lusófonos, obviamente, como faz qualquer enciclopédia do mundo. Incluindo-se a Wikipédia. A ênfase no contexto lusófonos não implica em nenhuma restrição ao reconhecimento daquilo que é universalmente consagrado. Seu argumento recai sobre uma dualidade inexistente e sem absolutamente um pingo de sentido.
Citação: Zorglub escreveu: «Em relação a esse insulto camuflado de mentalidade de habitante do Hemisfério Norte, se o senhor Dornicke fosse um pouco mais competente e antes de mandar bocas fosse verificar sobre o que estava a falar saberia que eu sou angolano o que me coloca no Hemisfério Sul e não Norte.»
Não há insulto nenhum. Muito menos camuflado. Eu fui extremamente claro e explícito no que disse. Sua visão de "universalidade" reflete uma visão norte-hemisférica. Que você é angolano estamos cansados de saber. O fato de ter uma mentalidade norte-hemisférica independe de você ser angolano, português, brasileiro ou chinês.
Citação: Zorglub escreveu: «Ora se querem impor situações locais como o caso da Bienal de São Paulo, também devem ser aceites bienais similares de outros países lusófonos.»
É mais do que ÓBVIO que devem. Sobre isso, nem vou me alongar. Dornicke (discussão) 15h44min de 22 de julho de 2010 (UTC)Responder

Peso desculpa pois interpretei mal o seu comentário, Quanto ao que entendi do que se refere a mentalidade do Hemisfério do Norte, acho que o conceito não é de todo descabido de lógica, pois durante anos, foi esse hemisfério, mais particularmente a Europa, que definiu os padrões de qualidade nas artes, mas o que eu reflecti ali, não tem nada a ver com isso, a nível de Bienais e Feiras de arte, limitei-me a citar aquelas que são consideradas a nível internacional, como as mais importantes e reconhecidas no mundo inteiro, independentemente dos hemisférios, nada mais. Pelo Poder do Z Alaf Ogimoc 15h58min de 22 de julho de 2010 (UTC)Responder