Wikipédia Discussão:Projetos/Países/Brasil/Esqueleto para estados

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pedimos que as discussões sejam concentradas no conteúdo e na organização dos artigos. Todas as questões relacionadas a aspectos puramente visuais deverão ser discutidas após a oficialização das políticas.
Nesta página
Iniciar tópico
Outras discussões
Projeto Projeto
Políticas Políticas
Modelos de navegação Modelos de navegação
Primeiros passos Primeiros passos
Regiões geoeconômicas
Regiões
Estados
Mesorregiões
Microrregiões
Regiões metropolitanas
Municípios

Gostaria de abrir as discussões sobre o esqueleto para Estados com um ponto que na minha opinião é importante: o uso da Tabela de Conteúdo ou TOC.

(esta discussão é a continuação da iniciada em Predefinição Discussão:DadosEstadoBrasil#Exemplo)

Eu proponho que a "Tabela de Conteúdo" ou TOC seja usada sem criar grandes espaços em branco no corpo dos artigos como acontece em artigos como muitas seções. Por padrão a TOC não é uma tabela "flutuante", quer dizer, não pode ter texto em volta, o desperdício de espaço e a formação do "vácuo" decorrem disso.

Eu coloquei as duas possibilidades no meu artigo-teste para que comparem lado a lado: A primeira tem a TOC padrão, veja aqui. Repararam o vácuo que existe? A segunda tem a TOC dentro do texto sem disperdiçar espaço, veja aqui.

Antes que alguém fale alguma coisa eu gostaria de dizer que a discussão do lugar da TOC não deve ser considerada um aspécto puramente visual por que alterar isso depois de ter os artigos escritos daria trabalho ou teria que ser feito por Bot.

O que pensam a respeito? Raphael Lorenzetomsg 11:18, 7 Abril 2006 (UTC)

Eu achei diferente. Parece que funcionou bem. Por mim, poderia ser usado, talvez só nos casos com muitos subitens. Vou esperar novos comentários. Mateus Hidalgo diga! 00:14, 8 Abril 2006 (UTC)

Eu gostei. Mas não sei, me parece que a tabela de conteudo perde a sua utilidade ja que alguns subitens vao estar localizados ali mesmo ao lado dela. Por isso estou de acordo com o Mateus na idéia de que ponhamos a tabela com texto flutuante apenas quando ela for muito grande. Para pequenas tabelas de conteudo, nao seria necessario. O que acham? * Gustavo Pereira manifeste-se! 14:36, 6 Maio 2006 (UTC)

Pacote de mudanças[editar código-fonte]

Como antes, venho sugerir algumas alterações que acho extremamente necessárias antes que esta política seja aprovada.

1ª alteração
Gráficos

Proponho a remoção de todos os gráficos que este esqueleto possa tornar necessário. Já foi provado que é possível construir um grande número de gráficos utilizando predefinições, códigos HTML e funções extendidas do MediaWiki. Devemos remover os gráficos não por que não são necessários, mas por que a "decisão" de qual e como os gráficos serão não deve atrazar o projeto. Precisamos oficializar esta política para iniciarmos os artigos dos estados e não podemos ter como guia uma política que deixa claro que gráficos "png" são necessários se sabemos que em um mês ou dois eles serão propostos para eliminação.

2ª alteração
"Administração"
  1. Alterar o título para "Política" com o objetivo de tornar a seção mais abrangente. Todos os tópicos relacionados a política poderiam entrar aqui, desde a administração atual até quais são os deputados federais do estado em questão;
  2. Remover a subseção "Mesorregiões";
  3. Remover a etiqueta vermelha;
  4. Reescrever o texto instrutivo.
3ª alteração
"Subdivisões"

Eu verifiquei como os estados brasileiros são tratados nas outras wikis e verifiquei também como são tratados os estados dos EUA. Acredito que uma seção para falar sobre a subdivisão do estado é importante, mesmo que as grandes listas e os maiores mapas sejam redirecionados para artigos secundários como "Lista de mesorregiões do Rio de Janeiro". A maioria dos estados não sempre foi da forma como é hoje e existem inúmeras subdivisões possíveis dentro de um mesmo. As micro e mesorregiões que tratamos são apenas duas delas e essa seção permitiria que outras fossem citadas e dependendo do desenvolvimento e importântcia elas até poderiam ser abraçadas por este projeto.

Raphael talk + 01:43, 12 Junho 2006 (UTC)

De acordo com tudo. Mateus Hidalgo diga! 02:37, 12 Junho 2006 (UTC)

Atualizei o esqueleto de acordo com o pacote de mudanças. Se alguém tiver mais alguma idéia, estamos às ordens. Mateus Hidalgo diga! 14:45, 29 Junho 2006 (UTC)

Ficou muito bom. Meu próximo passo vai ser efetuar as melhoras no artigo do Ceará e de outros estados que tiver informação. :D t+ David Andrade 17:20, 29 Setembro 2006 (UTC)