Wikipédia Discussão:Projetos/Países/Brasil/Esqueleto para regiões metropolitanas

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nesta página
Iniciar tópico
Outras discussões
Projeto Projeto
Políticas Políticas
Modelos de navegação Modelos de navegação
Primeiros passos Primeiros passos
Regiões geoeconômicas
Regiões
Estados
Mesorregiões
Microrregiões
Regiões metropolitanas
Municípios

Eu proponho que na tabela dos municípios tenha também a população, o idh e o pib de cada um para que fique mais claro as disparidades entre as cidades, ou mesmo a igualdade. Outra coisa é criar mais um item no esqueleto, relativo à integração das RM. no artigo da Região Metropolitana de Fortaleza estou desenvolvendo este tipo de esqueleto. Espero que gostem. Bom trabalho e t+ Davidandrade msg 03:02, 10 de maio de 2006 (UTC-3)

Interessante isso, acho que fica legal essa comparação dos dados. Claro, se houver texto além da tabela fica melhor ainda. Sobre o item integração achei interessante também, não só nos transportes, mas nas questões de saneamento básico, moradia e todas as que são pertinentes a uma RM. Minha única resalva é com relação a comércio, que para mim não foi um bom título para a seção em que se encontra, analisando o texto dela. Acho também que esse subitem não é muito relevante para as RM.Mateus Hidalgo diga! 18:23, 10 Maio 2006 (UTC)
Gostei! (A propósito, muito bom o artigo da RM de Fortaleza, dá orgulho de ter nascido lá :)))) )
Abraços, Salles Neto Bandeira de Roraima + » 21:31, 13 Maio 2006 (UTC)
Ficou legal! Realmente fica melhor colocando esses dados comparativos e o texto. Quais seriam os tópicos cabíveis em "Integração" além de "Transporte"? Raphael talk + 11:07, 14 Maio 2006 (UTC)

Moradia, saneamento básico, não sei se mais algum. Seriam todos os discutidos pelos municípios das RMs em conjunto, o que a legislação determina. Poderíamos fazer assim, colocar os temas de acordo com a legislação de cada RM, para ficar bem focado e explicado se está havendo uma integração ou não. Mateus Hidalgo diga! 14:27, 14 Maio 2006 (UTC)

Ae pessoal, relativo ao comentário do Mateus, comcordo que industria e comércio não foi lá um bom título, por isso eu estou mudando pra economia. E para mais tópicos neste tópico de integração eu acho que a análise das legislações de cada uma das RM deve ser estudada para tal. Estou procurando na internet estas legislações, mas so achei a lei de 1973. Achei vários trabalhos no site do senado e da Câmara, mas as leis estaduais, tá difícil. Vamos continuar os trabalhos deixando em aberto este tópico para o constante em cada legislação, que acham? Bom trabalho e t+ Davidandrade msg 19:50, 14 de maio de 2006 (UTC-3)
Desculpem, acho que a minha ausência está me deixando bem (na verdade, muito) confuso. Vou comentar ponto a ponto para que me expliquem melhor cada item:
  • Na tabela, colocar mais dados foi realmente uma boa idéia. Só acho que devemos tentar manter todos os índices relativos a im mesmo ano, ou pelo menos todos de uma mesma coluna.
  • Com relação as legislações, o ideal ao meu ver é que elas sejam carregadas no Wikisource e um link fosse colocado nas listas.
  • Não sei se seria legal "Integração" e várias subseções já que o objetivo de uma RM é justamente integrar municípios.
Na verdade não sei se muita coisa tem como ser padronizada nesses artigos. Aguardo esclarecimentos. Obrigado a todos, Raphael talk + 23:16, 14 Maio 2006 (UTC)

Ponto por ponto:

  1. Sim, concordo plenamente. Para se comparar os dados eles devem ser do mesmo ano;
  2. Concordo também;
  3. Sim, a função da RM é integrar e resolver os problemas comuns dos municípios de uma forma conjunta. Quando o David propôs essa seção, eu pensei que ela poderia falar como está essa integração, se a legislação está sendo cumprida e os problemas resolvidos em conjunto, ou se ela só está no papel;
  4. Essa completa a anterior. Como a idéia seria analisar a integração dos municípios de acordo com a legislação, essa seção seria diferente para cada RM, de acordo com a legislação em questão. Haveria só a padronização das outras seções, das predefs e do tratamento dado ao artigo. Nesse caso as seções teriam mais liberdade.

Acho que era isso. Esclareci tudo? Mateus Hidalgo diga! 23:24, 14 Maio 2006 (UTC)

Sim, acredito que compreendi tudo agora. Na minha opinião a seção "Integração" deveria então se chamar algo como "Integração atual" ou coisa do tipo já que retrataria a situação atual da integração que a RM teoricamente deveria proporcionar. Raphael talk + 23:29, 14 Maio 2006 (UTC)

Acho pertinente a mudança do nome. Que tal "condições atuais"? Só uma correção: ela falaria da situação atual da integração que a RM proporciona na realidade. A integração teórica é a da legislação. Mateus Hidalgo diga! 23:37, 14 Maio 2006 (UTC)

Por mim está ótimo. Raphael talk + 23:40, 14 Maio 2006 (UTC)

Concordo com tudo o que foi dito. E por falar em legislação, achei a lei complementar que deu a configuração atual da RMF só que não estou sabendo carrega-la pra o Wikisource :(

Achei dois sites legais, um para municípios do Ceará e outro para o do Brasil. Acho que será um tanto fácil achar as leis. Quase todas devem estar na net. É so uma questão de se passar alguns minutos procurando direitinho.

So mais um detalhe, comcordo com os dados serem de uma mesma data, só existe alquela diferença na tabela que criei da RMF porque usei os dados que ja tinham na wiki. Vou procurar dados atualizados.

Abraços. Davidandrade msg 29:40, 14 de maio de 2006 (UTC-3)

Beleza... pensando agora, pode parecer idiota, mas qual é a licença dos textos legislativos? Raphael talk + 23:57, 14 Maio 2006 (UTC)

As leis estão em domínio público. Eu só tomaria o cuidado de pegar esses textos de fontes confiáveis, como sites do governo ou das RMs, caso existam. Mateus Hidalgo diga! 02:29, 15 Maio 2006 (UTC)

Já fiz o artigo da úlçtima lei que regulamenta a RMF na Wikisource e já coloquei o link no artigo da wikipédia. :D Ficou legal! Davidandrade msg 15:04, 15 de maio de 2006 (UTC-3)

Coloquei no esqueleto a seção que faltava, a "integração". Deixei esse nome mesmo pois me pareceu, pensando aqui, o pais condizente com o conteúdo. Alguma outra sugestão para esse esqueleto? Mateus Hidalgo diga! 15:32, 20 Junho 2006 (UTC)

Como ninguém se manifestou, oficializei as políticas para as regiões metropolitanas. Agora podem contribuir sem medo :). Mateus Hidalgo diga! 03:43, 16 Julho 2006 (UTC)