Wikipédia:Artigos destacados/arquivo/Revolução Russa de 1917

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ficheiro:Soviet Union, Lenin (55).jpg
Lenin em discurso

Dá-se o nome de Revolução Russa ao conjunto das duas revoluções que levaram à derrocada do regime czarista na Rússia (Revolução de Fevereiro/Março) e, em seguida, à instalação de um regime comunista (Revolução de Outubro/Novembro). As duas revoluções de 1917 são o culminar de um longo e violento processo de revolta na Rússia, onde a agitação social tinha-se tornado comum; segundo Orlando Figes, nos últimos 20 anos do regime dos czares, mais de 17000 pessoas tinham sido mortas ou feridas em conflitos sociais.

A Revolução Russa foi um dos acontecimentos históricos mais importantes ocorridos durante os anos da Primeira Guerra Mundial. Em finais de 1917 a Rússia decidiu retirar-se da guerra contra a Alemanha e os seus aliados. A Revolução vinha ameaçar de ruptura a ordem sócio-econômica capitalista, que se espalhava pelo Mundo através da penetração comercial, financeira e política das grandes potências européias e, subsidiariamente, dos Estados Unidos. Com a Revolução de 1917, surgia uma proposta concreta de estruturação da nova ordem socialista (inspirada nas teorias de Marx e Engels), que se opunha frontalmente à ordem liberal capitalista predominante no mundo.

A partir de 1917, a Rússia, guiada pela ideologia socialista, caminhou no sentido de se transformar numa das mais importantes potências mundiais, em condições de rivalizar, em muitos setores, com os Estados Unidos, um dos líderes do mundo capitalista.