Wilhelm Worringer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Wilhelm Worringer (Aquisgrão, 1881Munique, 1965) foi um historiador e teórico da arte alemã. Foi o discípulo mais brilhante de Alois Riegl. É conhecido pela sua "teoria da Einfühlhung" (empatia ou projeção sentimental) pela qual, o impulso de satisfação culmina-se na beleza do orgânico; enquanto isso, o impulso abstracionista encontra a sua felicidade na beleza inorgânica, no que é regido por leis e por necessidades abstratas.

Na sua obra mais importante, Abstração e Natureza (1908), tentou efetuar uma análise da psicologia dos estilos, baseada na integração do conceito de empatia e abstração, dando os princípios gerais da sua estética: conteúdo espiritual da obra de arte e a crítica aplicada dedicada à ornamentação e à arte pré-renascentista.

Entre outras publicações, cabe destacar-se Problemas formais do gótico (1911) e Problemática da arte contemporânea (1948).

  • Worringer, Wilhem (1966). Trad. de Mariana Frenk, ed. Abstracción y naturaleza. [S.l.]: Fondo de Cultura Económica Breviarios nº 80  Parâmetro desconhecido |situação= ignorado (ajuda)

Referências

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em castelhano cujo título é «Wilhelm Worringer».