William Petow

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
William Petow
Cardeal da Santa Igreja Romana
Bispo de Salisbury
Info/Prelado da Igreja Católica
Atividade eclesiástica
Ordem Ordem dos Frades Menores
Diocese Diocese de Salisbury
Nomeação 30 de março de 1543
Predecessor Gasparo Contarini
Sucessor Francis Mallet
Mandato 1543 - 1558
Ordenação e nomeação
Nomeação episcopal 30 de março de 1543
Cardinalato
Criação 14 de junho de 1557
por Papa Paulo IV
Ordem Cardeal-presbítero
Dados pessoais
Nascimento Warwickshire
1478
Morte Londres
abril de 1558 (80 anos)
Nacionalidade italiano
dados em catholic-hierarchy.org
Cardeais
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

William Petow (Warwickshire, 1482 - Londres, Abril de 1558) foi um cardeal do século XVI

Nascimento[editar | editar código-fonte]

Nasceu em Warwickshire em (Nenhuma data encontrada). Seu primeiro nome também está listado como Peter; e seu sobrenome como Petow; como Peyto; e como Peti. Filho de Edward Peto de Chesterton, Warwickshire, e Goditha, filha de Sir Thomas Throckmorton de Coughton.[1]

Educação[editar | editar código-fonte]

Estudou na Universidade de Oxford (bacharelado em artes); incorporado na Universidade de Cambridge, 1502-1503 (mestrado em artes, 1505). Membro do Queen's College, 1506, durante a presidência de John Fisher. Incorporado MA em Oxford, 14 de junho de 1510. Entrou na Ordem dos Frades Menores Observantes (OFMObs.), também chamados de Frades Cinzentos.[1].

Sacerdócio[editar | editar código-fonte]

Ordenado (nenhuma informação encontrada). Confessor da Princesa Maria. Provincial de sua ordem na Inglaterra desde 1522. Em 31 de março de 1532, dia de Páscoa, na igreja franciscana de Greenwich, pregou contra o divórcio do rei Henrique VIII na presença do rei. Após o sermão, ocorreu uma acalorada discussão entre Peto e Henry. Por esse motivo, ele foi preso. Libertado no final daquele ano, viajou para Antuérpia, onde publicou um livro contra o divórcio e se correspondeu com vários dos futuros mártires ingleses, entre eles Sir Thomas More e o bispo John Fisher de Rochester. Enviou frades para visitar e ajudar a rainha Catarina de Aragão. Em 1537, ainda nos Países Baixos, conheceu o cardeal Reginald Pole. Foi para a Itália e conheceu o cardeal Gian Pietro Carafa, futuro Papa Paulo IV. Em 1539, enquanto estava na Itália, foi incluído no Ato de Attainder aprovado contra a família polonesa e seus adeptos.[1].

Episcopado[editar | editar código-fonte]

Eleito bispo de Salisbury em 30 de março de 1543. Consagrado (nenhuma informação encontrada). Na época, ele não conseguiu obter a posse de sua diocese. Quando a Rainha Maria I Tudor ascendeu ao trono em 1553, ele retornou à Inglaterra e ao convento franciscano de Greenwich. Não tentou tomar posse da sua diocese (2) . A rainha novamente o escolheu como seu confessor.[1].

Cardinalato[editar | editar código-fonte]

Criado cardeal sacerdote no consistório de 14 de junho de 1557; nunca recebeu o chapéu vermelho e o título. Legado a latere na Inglaterra no lugar do Cardeal Reginald Pole, 1557. Irritada com a destituição do Cardeal Pole pelo papa, a Rainha Maria deu ordens para prender o mensageiro que trazia para a Inglaterra o barrete vermelho e a bula de nomeação para o cardinalato; os documentos foram enviados para Westminster. O recém-criado cardeal procurou ser dispensado de aceitar a promoção devido à sua idade e problemas de saúde e ficou feliz por permanecer no seu convento. Quando o papa enviou o seu sobrinho à Flandres para resolver vários assuntos com o rei Felipe II, o sobrinho também foi encarregado de tentar persuadir o cardeal Peto a visitar Roma, mas não teve sucesso.[1].

Morte[editar | editar código-fonte]

Morreu em Londres em Abril de 1558. Sepultado, convento franciscano de Greenwich[1].

Referências

  1. a b c d e f «William Petow» (em inglês). cardinals. Consultado em 30 de novembro de 2022