Windows Preinstallation Environment

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde outubro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O Windows Preinstallation Environment ou simplesmente WinPE é uma ferramenta baseada no Windows usado para preparação de estações de trabalho ou servidores de modo fácil. Antes era utilizado apenas por grandes distribuidores e OEM mas atualmente acompanha o Windows Automated Installation Kit. Pode ser iniciado a partir de um CD-ROM, pen drive ou mesmo PXE.

O WinPE pode executar a instalação do Windows, scripts e aplicações de imagem. Os clientes de Enterprise Agreement e de Filiação Software Assurance (SAM) receberam o WinPE nas suas atualizações de outubro de 2002, e continuará a ser oferecido como benefício do Software Assurance.

Visão Geral[editar | editar código-fonte]

WinPE foi originalmente destinado a ser utilizado apenas como uma plataforma de pré-instalação para a implantação de sistemas operacionais Microsoft Windows, especificamente para substituir o DOS a este respeito. WinPE tem as seguintes utilizações:

♦ Implantação de estações de trabalho e servidores de grandes empresas, bem como pré-instalação de fabricantes de sistemas de estações de trabalho e servidores para serem vendidas para os usuários finais.

♦ Plataforma de recuperação para executar ferramentas de recuperação de 32-bit ou 64-bit, como Winternals ERD Commander ou o Ambiente de Recuperação do Windows (Windows RE).

♦ Plataforma para a execução de parte 3 32-bit ou 64-bit utilitários de clonagem de disco.

O pacote pode ser usado para testes de desenvolvedor ou como um CD de recuperação / DVD para administradores de sistema. Muitos CDs de boot WinPE personalizados embalados com aplicativos de terceiros para diferentes usos estão agora disponíveis de voluntários através da Internet.

O pacote pode também ser usado como a base de uma investigação forense ou para capturar uma imagem de disco ou executar ferramentas de análise sem montar os discos disponíveis e, assim, alterar o estado.

Versão 2.0 introduziu uma série de melhorias e ampliou a disponibilidade de WinPE a todos os clientes, não apenas clientes corporativos empresariais, baixando e instalando o Microsoft Windows Automated Installation Kit (AIK). A versão mais recente é de 3,1, baseado no kernel do Windows 7 SP1. Ele foi originalmente projetado e construído por uma pequena equipe de engenheiros na implantação da Microsoft, incluindo o Windows equipe Vijay Jayaseelan, Burkhardt Ryan, e Bond Richard.

Ver também[editar | editar código-fonte]