Wladimir Kaminer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wladimir Kaminer

Wladimir Kaminer (* 19 de Julho 1967 em Moscovo, antiga União Soviética) é escritor e colunista alemão de origem russo-judaica. Ficou conhecido muito além da Alemanha pelas suas narrativas Militärmusik (música militar) e Russendisko (discoteca dos russos), entre outros[1] . Kaminer escreve os seus textos em língua alemã e não na sua língua materna, o russo.

Kaminer é filho de uma professora e de um economista, que trabalhava como gerente adjunto de uma empresa da marinha russa. Depois de uma formação como engenheiro de som para teatro e rádio, estudou dramaturgia no Instituto de Teatro em Moscovo. Enquanto estudante, teve empregos esporádicos e organizou festas e concertos underground na cena rock moscovita. Em Junho de 1990 foi viver para Berlim e recebeu asilo humanitário da República Democrática da Alemanha, que na altura ainda existia. Pouco antes da reunificação oficial da Alemanha, a 3 de Outubro de 1990, foi-lhe concedida a nacionalidade da RDA, pelo que mais tarde se tornaria automaticamente cidadão da Alemanha reunificada.

Durante muitos anos foi membro da “Reformbühne Heim & Welt“ (“palco de reforma casa & mundo”), no Kaffee Burger, onde lia semanalmente as suas histórias mais recentes. Publica frequentemente textos em variados jornais e revistas alemães [2] , teve um programa semanal de rádio com o nome Wladimirs Welt (o mundo do Wladimir) no canal SFB 4 Radio Multikulti, bem como rúbricas pontuais num programa televisivo matinal (ZDF Morgenmagazin) do canal ZDF. Em conjunto com Yuriy Gurzhy organiza eventos no Kaffee Burger tais como a Russendisko, uma mistura de música pop russa, da mais antiga à mais recente, e música underground. Existem vários CDs com uma seleção destas músicas, com o nome "Russendisko". Em Dezembro de 2006, Kaminer abriu o Club Rodina em Berlim, do qual desistiu passados quatro meses e meio. No mesmo ano anunciou que ia concorrer como candidato a Presidente de Berlim em 2011. Kaminer vive com a sua esposa, Olga Kaminer, que conheceu em Berlim em 1995 e também é oriunda da União Soviética, e os dois filhos do casal no bairro berlinense Prenzlauer Berg.

Obra[editar | editar código-fonte]

Russendisko (2000)

Schönhauser Allee' (2001)

Frische Goldjungs (2001)

Militärmusik (2001)

Die Reise nach Trulala (2002)

Helden des Alltags com Helmut Höge (2002)

Mein deutsches Dschungelbuch (2003)

Ich mache mir Sorgen, Mama (2004)

Karaoke (2005)

Küche totalitär, Das Kochbuch des Sozialismus (2006)

Ich bin kein Berliner, Ein Reiseführer für faule Touristen (2007)

Mein Leben im Schrebergarten (2007)

Salve Papa! (2008)

Es gab keinen Sex im Sozialismus (2009)

Meine russischen Nachbarn (2009)

Das Leben ist kein Joghurt (2010)

Meine kaukasische Schwiegermutter (2010)

Liebesgrüße aus Deutschland (2011)


Filmes[editar | editar código-fonte]

• Em 2012 foi estreado o filme "Russendisko" (100 min.) de Oliver Ziegenbalg, baseado nas histórias do livro Russendisko. Nos papéis principais: Matthias Schweighöfer, Friedrich Mücke, Christian Friedel, Peri Baumeister e Susanne Bormann.


Referências