Xadrez Jornada nas Estrelas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Desenho em perspectiva do tabuleiro

O Star Trek Chess ("Xadrez Jornada nas Estrelas") é uma variante do xadrez, usando vários níveis e desenvolvida a partir da série de televisão "Jornada nas Estrelas".[1] Inicialmente, o tabuleiro e as peças utilizadas na série eram apenas elementos decorativos das cenas; porém, devido à popularidade que a série adquiriu, fãs desenvolveram tabuleiros e regras a partir dos episódios exibidos com tabuleiros decorativos. Sua primeira descrição foi feita no Star Trek Star Fleet Technical Manual, onde é descrito como "baseado num antigo jogo do século XX".

Regras do Jogo[editar | editar código-fonte]

Jornada nas Estrelas nunca teve regras oficiais para o jogo; alguns fãs criaram seus próprios.[1] O conjunto de regras mais conhecido foi desenvolvido por Andrew Bartmess[2] e foi aprovado por Franz Joseph, artista responsável por criar vários objetos da série. O jogo utiliza as mesmas peças, posição inicial e movimentos do xadrez ortodoxo. As regras adicionais ao jogo se referem à movimentação entre os níveis do tabuleiro e movimentação dos tabuleiros de ataque, que são móveis.

Na posição inicial do jogo, as peças brancas ocupam o nível inferior: as Torres e os Cavalos assumem posição nos tabuleiros de ataque e Rei, Bispos e Dama no tabuleiro fixo; todos em posições semelhantes ao xadrez ortodoxo e com peões nas suas frentes. As peças pretas ficam posicionadas no nível superior, de modo semelhante às peças brancas.

Movimentação dos tabuleiros de ataque[editar | editar código-fonte]

O jogador pode movimentar um tabuleiro de ataque quando este se encontra vazio ou apenas com seus próprios peões. Os tabuleiros de ataque podem ser movidos para qualquer dos cantos tabuleiros fixos podendo ser encaixados tanto acima quando abaixo destes.

Referências

  1. a b The Star Trek Encyclopedia; Michael e Denise Okuda, redatores; Pocket Books, Nova Iorque, 1999; ISBN 9780671536091, p. 509
  2. «3D chess from Star Trek - Rules». Consultado em 14 de outubro de 2010 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]