Youssef Aboul-Kheir

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Youssef Aboul-Kheir (Qum-Gharib, 23 de setembro de 1943) é bispo de Sohag.[1]

Youssef Aboul-Kheir foi ordenado sacerdote em 17 de setembro de 1972.

Em 5 de agosto de 2003, o Sínodo da Igreja Católica Copta o elegeu Bispo de Sohag. O Papa João Paulo II confirmou a nomeação em 9 de agosto do mesmo ano[2].

A consagração episcopal doou-lhe o Patriarca de Alexandria, cardeal Stephanos II Ghattas CM, em 13 de novembro do mesmo ano; Os co-consagradores foram Morkos Hakim OFM, Bispo de Sohag, Youhanna Golta, Bispo da Cúria em Alexandria, Andraos Salama, Bispo de Gizé, Kyrillos Kamal William Samaan OFM, Bispo de Asyut, Youhannes Ezzat Zakaria Badir, Bispo de Luxor, Makarios Tewfik, Bispo de Ismailliah, Ibrahim Isaac Sidrak, Bispo de Minya, Antonios Aziz Mina, Bispo da Cúria de Alexandria, e Antonios Naguib, Bispo Emérito de Minya.

Em 14 de junho de 2019, aposentou-se e foi sucedido por Basilios Fawzy Al-Dabe.[3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Youssef Aboul-Kheir

Referências

  1. catholic-hierarchy.org
  2. «ASSENSO ALL'ELEZIONE DEL VESCOVO DI SOHAG DEI COPTI CATTOLICI» (em italiano). vatican.va. 9 de agosto de 2003. Consultado em 11 de setembro de 2019 
  3. «Concessione dell'assenso al Vescovo Eparchiale di Sohag (Egitto)» (em italiano). vatican.va. 14 de junho de 2019. Consultado em 11 de setembro de 2019 
Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.