Saltar para o conteúdo

Catóblepa: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 1: Linha 1:
[[Imagem:Catoblepas.JPG|200px|right|thumb|Catoblepas]]
[[Ficheiro:Catoblepas.jpg|thumb| Catoblepas (desenho de Jan Jonston, ''Historia naturalis de quadrupedibus'', Amsterdam 1614)]]
[[Ficheiro:Blue wildebeest.jpg|thumb|[[Gnu azul]]]]
O '''catoblepas''' é um [[animal]] [[mitológico]], quadrúpede com uma cabeça grande e pesada, tão pesada que só pode olhar para baixo. Seus olhos são vermelhos e injectados, e ele pode matar somente com o olhar. As suas costas têm escamas que o protegem. [[Plínio, o Velho]], disse que ele vivia na [[Etiópia]].
O '''catóblepa''' (do [[grego antigo|grego]] καταβλέπω: "que olha para baixo") é um [[animal]] [[mitológico]], [[quadrúpede]], semelhante a um antílope, dotado de uma cabeça grande e tão pesada que só pode olhar para baixo. Seus olhos são vermelhos e injetados, e ele pode matar somente com o olhar. As suas costas têm escamas que o protegem. [[Plínio, o Velho]], disse que ele vivia na [[Etiópia]].<ref>[[Jorge Luis Borges|BORGES, Jorge Luis]] e GUERRERO, Margarita. [http://biblio3.url.edu.gt/Libros/borges/imaginarios.pdf ''El libro de los seres imaginarios''], p. 17</ref>


Esta curiosa criatura foi também descrita por [[Claudio Eliano]], [[Leonardo da Vinci]], [[Topsell]] e [[Flaubert]].
Esta curiosa criatura foi também descrita por [[Claudio Eliano]], [[Leonardo da Vinci]], [[Topsell]] e [[Flaubert]]. O Padre [[Manuel Bernardes]], fez a seguinte alusão ao monstro:


''"Vem cá, catóblepa dos olhos carregados, e focinho derribado sobre a terra, não basta a força de um Deus para os levantares e adora-lo?"'' ([[António Feliciano de Castilho]], ''Padre Manoel Bernardes: Excertos'', tomo I, Rio de Janeiro, 1865, p. 66).
O Padre [[Manuel Bernardes]], fez a seguinte alusão ao monstro:


O catoblepa é provavelmente uma visão fantasiosa do [[gnu]] ou do [[pangolim]].
''"Vem cá, Catoblepa dos olhos carregados, e focinho derribado sobre a terra, não basta a força de um Deus para os levantares e adora-lo?"'' ([[António Feliciano de Castilho]], ''Padre Manoel Bernardes: Excertos'', tomo I, Rio de Janeiro, 1865, p. 66).




{{referências}}
O catoblepas é provavelmente uma visão fantasiosa do [[gnu]] ou do [[pangolim]].





Revisão das 23h26min de 4 de fevereiro de 2015

Catoblepas (desenho de Jan Jonston, Historia naturalis de quadrupedibus, Amsterdam 1614)
Gnu azul

O catóblepa (do grego καταβλέπω: "que olha para baixo") é um animal mitológico, quadrúpede, semelhante a um antílope, dotado de uma cabeça grande e tão pesada que só pode olhar para baixo. Seus olhos são vermelhos e injetados, e ele pode matar somente com o olhar. As suas costas têm escamas que o protegem. Plínio, o Velho, disse que ele vivia na Etiópia.[1]

Esta curiosa criatura foi também descrita por Claudio Eliano, Leonardo da Vinci, Topsell e Flaubert. O Padre Manuel Bernardes, fez a seguinte alusão ao monstro:

"Vem cá, catóblepa dos olhos carregados, e focinho derribado sobre a terra, não basta a força de um Deus para os levantares e adora-lo?" (António Feliciano de Castilho, Padre Manoel Bernardes: Excertos, tomo I, Rio de Janeiro, 1865, p. 66).

O catoblepa é provavelmente uma visão fantasiosa do gnu ou do pangolim.


Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre mitologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.