Álvaro Assmar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Álvaro Assmar
Nascimento 20 de março de 1958
Salvador
Morte 18 de dezembro de 2017 (59 anos)
Salvador
Nacionalidade brasileiro
Cônjuge Adalgisa Oliveira
Filho(a)(s) Eric Assmar (guitarrista), Vitor Hora
Ocupação cantor, guitarrista , compositor, radialista, produtor

Álvaro Assmar Pereira (Salvador, 20 de março de 1958 - Salvador, 18 de dezembro de 2017) foi um cantor, guitarrista, radialista e compositor brasileiro. Foi pioneiro do blues na Bahia, com a fundação do grupo Blues Anônimo, no final da década de 80, e uma atuação consistente como artista solo, com sete CDs e dois DVDs lançados.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Seu interesse por música começou aos seis anos de idade, quando assistiu a uma apresentação dos Beatles exibida na televisão. Em seguida, também se interessou pela sonoridade da Jovem Guarda[1]. Ele começou a treinar música usando um cavaquinho de brinquedo dado por uma tia. Anos depois, aos oito anos, ganhou seu primeiro violão de um avô paterno, o que fez aprimorar o talento de instrumentista.

Álvaro passou a tocar, no violão, solos de guitarra influenciados pelos músicos de blues e rock, como Beatles, Rolling Stones, Eric Clapton e Jimi Hendrix. Mais tarde, conheceu o som das bandas de rock dos anos 70, como Allman Brothers e Mountain, a banda heavy Black Sabbath e o som da banda psicodélica Cream, além de músicos de blues como Buddy Guy, Muddy Waters e John Mayall & the Bluesbreakers.

Com 17 anos, Álvaro Assmar ganhou sua primeira guitarra elétrica e passou a tocar com o irmão Adelmo Assmar, formando uma banda de rock que se apresentava em festivais de música do Colégio Marista, também em Salvador. Álvaro depois formou-se em Engenharia pela UCSAL, em 1985, mas preferiu investir na carreira musical, formando a banda de rock Cabo de Guerra, inspirada no classic rock, até 1992. No fim dos anos 80, formou a banda Blues Anônimo, considerada a primeira banda de blues formada na Bahia, com o formato de trio inspirado no Cream, com os músicos Octávio Américo, baixista, e Raul Carlos Gomes, bateria, ambos ex-integrantes da banda Mar Revolto. O grupo durou até 1994, quando Álvaro resolveu fazer trabalhos solo.

Álvaro Assmar também teve programas de blues nas rádios Cidade e Rádio Educadora FM. Através desses programas ele apresentava para o público soteropolitano, geralmente carente de tendências musicais fora da axé-music e do hit-parade nacional e estrangeiro, artistas de blues e de classic rock associados de alguma forma ao ritmo negro estadunidense. Seu último programa de rádio foi o Educadora Blues, na Rádio Educadora, que idealizou e produziu por quase 15 anos.

A partir do ano de 1995, Assmar iniciou sua carreira-solo, tendo lançado seis CDs e dois DVDs. Em shows ao vivo, apresentava-se como Álvaro Assmar & Mojo Blues Band. Nos últimos anos de vida, a Mojo Blues Band foi formada pelos músicos Eric Assmar (guitarra e voz), Octávio Américo (baixo) e Reny Almeida (bateria). Álvaro fez suas últimas apresentações ainda em 2017 e um de seus filhos, Eric Assmar, segue carreira musical como guitarrista e cantor de blues/rock. Eric assume as fortes influências aprendidas com o pai, que colaborou na co-produção dos discos do filho[2].

O sexto álbum de Álvaro Assmar, o The Old Road, foi um dos pré-indicados a concorrer, em quatro categorias, o prêmio Grammy latino[3].

Em 23 de julho de 2019, foi lançado o álbum póstumo Family & Friends, registro no qual o artista vinha trabalhando, na época em que faleceu. Seu filho, Eric Assmar, finalizou a produção do material, que conta com gravações inéditas de Álvaro e participações especiais.

Morte[editar | editar código-fonte]

Álvaro Assmar faleceu de infarto aos 59 anos, em sua casa, em Salvador[4]. O artista vinha trabalhando na produção do álbum Family & Friends, sétimo de sua carreira, cuja produção foi finalizada por Eric Assmar e o lançamento aconteceu em julho de 2019. O músico deixou a mulher, Adalgisa, e os filhos Eric e Vítor. Álvaro Assmar foi sepultado no cemitério Jardim da Saudade, em Brotas, com cerimônia que contou com homenagens de fãs e amigos.

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • Standards (1995)
  • Live (1999)
  • Special Moment (2001)
  • Blues a La Carte (2005)
  • Blues a La Carte Ao Vivo (2007 - DVD)
  • 25 Anos Ao Vivo (2012 - CD e DVD)
  • The Old Road (2014)
  • Family & Friends (2019)

Referências

  1. «Biografia de Alvaro Assmar — Músicas gratuitas, vídeos, shows, estatísticas e fotos na Last.fm.». Last.fm. Consultado em 19 de dezembro de 2017 
  2. Figueiredo/CORREIO, Ivan Dias Marques | Redação CORREIO | Fotos: Angeluci. «Álvaro Assmar comemora 25 anos de dedicação ao Blues». CORREIO | O QUE A BAHIA QUER SABER 
  3. «Disputando o Grammy Latino, Álvaro Assmar se diz grato por fase atual». Música na Bahia. 21 de maio de 2016 
  4. 24h, Redação Correio. «Guitarrista Álvaro Assmar morre aos 59 anos em Salvador - iBahia». iBahia