.pro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
.pro
PRO Official Logo.gif
Criado em 2004
Tipo de TLD Domínio de Topo Genérico
Status Ativo
Responsável RegistryPro
Criado para Uso para negócios por profissionais qualificados
Uso Atual Internet & profissionais de tecnologia da informação, consultores, profissionais do setor imobiliário, profissionais da área financeira e contabilidade, engenheiros, advogados, profissionais de comunicação, profissionais da área médica
Restrições de registro Credenciais dos candidatos são auto-certificadas antes do registo
Estrutura Domínios de segundo nível .pro estão disponíveis para todos que são do governo e de empresas certificadas
Documentos ICANN registry agreement
Sites Verisign.com - .name Domain Name

O domínio .pro é um domínio genéricos de primeiro nível no Sistema de Nomes de Domínios da Internet. Seu nome é derivado de "profissional", indicando a sua utilização por profissionais qualificados. O domínio foi lançado originalmente em junho de 2004 com suas inscrições restritas a advogados, contadores, médicos e engenheiros na França, Canadá, Alemanha, Reino Unido e dos Estados Unidos.

Em março de 2005, o secretário EnCirca introduziu seu serviço ProForwarding controverso que permitiu indivíduos e empresas registar domínios .pro através de uma procuração, por US$ 99,00. O total de registros chegou a 6.899 em janeiro de 2008. Após a consulta com a ICANN, o domínio foi relançado em setembro de 2008 com um mandato mais amplo para incluir profissionais do governo certificadoss em todos os países.[1] Inscritos são obrigados a auto-certificar a sua situação profissional e concordar com os termos de uso antes do registro e, posteriormente, fornecer informações sobre a licença de execução.

O site oficial descreve o domínio de critérios de elegibilidade da seguinte forma:[2]

  • O candidato fornece serviços profissionais.
  • O candidato é admitido ou licenciado por um órgão de certificação do governo ou entidade licenciadora de competência reconhecida por um órgão governamental que verifica regularmente a precisão de seus dados.
  • O candidato está em boa posição com a autoridade de licenciamento.

O registro do domínio permite o registo de subdomínios e domínios de terceiro nível, nos seguintes domínios de segundo nível:[1]

  • Profissões jurídicas: law.pro, avocat.pro, bar.pro, jur.pro
  • Contabilidade: cpa.pro, aaa.pro, aca.pro, acct.pro
  • Profissionais de saúde: med.pro
  • Engenharia: eng.pro

Em julho de 2010, os domínios passam a ser registrados através de 39 registradores de domínio credenciado. Em 2010, o número de domínios registrados ultrapassou 45 mil com a maioria dos domínios nos Estados Unidos (42%), seguido pela França (24%) e Rússia (5%).[3]

Referências

  1. a b "Domain: ICANN Unanimously Approves RegistryPro Proposal to Expand the. Pro TLD - Tophosts.com". www.tophosts.com. Consult. 28 de abril de 2012. 
  2. "RegistryPro". www.registry.pro. Consult. 28 de abril de 2012. 
  3. ".PRO Registry Operator’s Report" (PDF). www.icann.org. abril de 2010. Consult. 28 de abril de 2012. 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Internet é um esboço relacionado ao Projeto Internet. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.