1421: The Year China Discovered the World

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Janeiro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

1421: The Year China Discovered the World (em português: 1421 - O ano em que a China descobriu o mundo) é uma obra literária escrita pelo oficial reformado da Marinha britânica, Gavin Menzies, publicada em 2002.

Trata-se de uma obra resultante de uma pesquisa histórica que aponta evidências da exploração do globo pelas frotas marítimas chinesas entre os anos de 1421 - 1423 (final do reinado de Zhu Di, terceiro imperador da Dinastia Ming).

Segundo a obra, os chineses através das frotas de seus almirantes Zheng He, Zhou Man, Hong Bao e Zhou Wen, teriam entre outras façanhas: contornado o Cabo da Boa Esperança após atravessar o Oceano Índico; cruzado o Oceano Atlântico a partir da África Ocidental; descido a costa da América do Sul até passar pelo Estreito de Magalhães; explorado a costa oeste das Américas; atravessado o Oceano Pacífico; e chegado até a Austrália.

Para juntar provas que confirmem que as rotas marítimas das navegações chinesas foram realizadas antes do europeus, o autor visitou 120 países, mais de 900 museus e bibliotecas e os principais portos marítimos do final de Idade Média.

A tese de Menzies tem sido descartada como "disparate" por historiadores profissionais.[1][2][3][4]. Ao mesmo tempo criticada pela completa falta de metodologias sérias e ausência de rigor científico completo consequência de uma profunda incapacidade para problematizar dados históricos[5]. Nestas condições, de pouco valem os 900 museus e os países que o autor não soube interpretar com qualquer rigor

Referências

  1. «The 1421 myth exposed» (em inglês). Consultado em 22 de março de 2007 
  2. «Zheng He in the Americas and Other Unlikely Tales of Exploration and Discovery» (em inglês). Consultado em 22 de março de 2007 
  3. «1421: The Year China Discovered the World by Gavin Menzies» (em inglês). Consultado em 22 de março de 2007 
  4. Finlay, Robert (2004). «How Not to (Re)Write World History: Gavin Menzies and the Chinese Discovery of America» (PDF). Journal of World History (em inglês). 15 (2) 
  5. SILVA, José Manuel Azevedo e. «Recensão crítica da obra - "1421: O ano em que a China Descobriu o Mundo"» 
Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.