ARN transportador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde junho de 2018). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Ácido ribonucleico transportador (ARN transportador, ARN de transferência ou RNA transportador), abreviado como ARNt, tARN, tRNA ou RNAt, é um ácido ribonucleico (ARN) de menor peso molecular que transporta os aminoácidos para a síntese proteica.[1] Possui na sua molécula uma região chamada anticódon que interage com a sequencia específica localizada na molécula de ARN mensageiro. Como os códons no ARNm são lidos no sentido 5’ → 3’, os anticódons são orientados no sentido 3’ → 5’. Cada ARNt é específico para apenas um aminoácido e transporta esse aminoácido fixado em sua extremidade livre 3’. Existe pelo menos um ARN transportador para cada aminoácido.

A união entre o anti-códon e o códon ocorre durante o processo de tradução.

Referências

  1. Cordeiro, M. C. R. (Maio de 2003). «Engenharia genética: conceitos básicos, ferramentas e aplicações» (PDF). Planaltina, Brasil. Embrapa Cerrados-Documentos (INFOTECA-E). ISSN 1517-5111 
Ícone de esboço Este artigo sobre Genética é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.