Abdómen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Comparação entre partes do corpo humano e de um insecto.

Em muitos vertebrados, o abdómen (português europeu) ou abdômen (português brasileiro) (também conhecido por abdome, embora com menor uso), vulgarmente designado de barriga, é uma parte do corpo situada entre o tórax e a pelve. No seu interior encontra-se a cavidade abdominal, que contém a maior parte das vísceras.

Nos artrópodes é a secção mais distal do corpo, situando-se após o tórax ou cefalotórax.[1] Em muitos dos animais restantes do grupo Bilateria, ou seja, aqueles que apresentam simetria bilateral, como os moluscos e vermes, o abdómen é igualmente parte do tronco, geralmente a parte posterior, onde se situa o ânus e, muitas vezes, órgãos de locomoção.

Corpo humano[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Abdômen humano

No ser humano, as paredes do abdómen são formadas e sustentadas em grande parte apenas por músculos, com excepção da parte posterior onde também existe uma infraestrutura óssea formada por vértebras, e de uma porção superior que inclui as costelas da 9.ª à 12.ª.

O abdómen contém uma grande cavidade, a cavidade abdominal, que se continua inferiormente como cavidade pélvica, e é separada superiormente da cavidade torácica pelo diafragma, embora este permita a passagem de estruturas tais como a aorta, a veia cava inferior e o esófago. Tanto a cavidade abdominal como a cavidade pélvica são revestidas por uma membrana serosa designada por peritoneu parietal, que é contínua com o peritoneu visceral que reveste os órgãos.[2]

Órgãos abdominais:

Outros órgãos, tais como o útero, os ovários ou a bexiga, não se encontram dentro da cavidade abdominal propriamente dita, e fazem parte da pelve.

Músculos posteriores da parede abdominal:

Linhas superficiais da frente do tórax e abdômen

Laterais (continuam-se medialmente através de aponevroses):

Músculos anteriores da parede abdominal:

Divisões externas da parede do abdômen:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Abdómen
Wikcionário
Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete abdômen.