Abu Madyan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Entrada da Mesquita de Abu Madiane

Abu Madiane Suaiabe ibne Amade ibne Iafar ibne Suaiabe ibne Huceine Alançari (Abū Madyan, Šu‛ayb b. Aḥmad b. Ŷa‛far b. Šu‛ayb b. al-Husayn al-Ansari; 1126, Cantillana - 13 de novembro de 1197, El Eubbad) é o santo patrono da cidade de Tremecém.

Vida[editar | editar código-fonte]

Proveniente de uma família de origem árabe, nasceu em 1126 em Cantillana, perto de Sevilha. Estudou primeiro em Sevilha, e depois em Fez. E foi nesta última cidade que foi instruído na doutrina sufi por Alboácem ibne Harzim e por Abu Abedalá Dacaque. Nas montanhas do Atlas Madiane procurou, junto do asceta berbere Abu Iaza, a iniciação mística. Indo em peregrinação a Meca, fez uma paragem em El Eubbad, um faubourg de Tremecém, onde ensinou a teologia e a ciência místicas.

Na cidade santa conheceu Abdalcáder Guilani. No caminho de regresso, fez uma paragem na Palestina, onde participou com Saladino numa importante batalha contra os Cruzados. De volta ao Magrebe, instalou-se em Bugia, a culta e florescente capital dos Hamádidas.

Concentrando as correntes iniciáticas derivadas da Escola de Bagdá de Guilani, de Algazali, Abu Madiane transmitiu-as através de ibne Maxixe e de Chadili à maioria das thourouq do Magrebe. Sábio, místico, professor, poeta, Abu Madiane disse: "Quando a Verdade surgir, Ela tudo fará desaparecer".

A sua reputação em ciência e santidade valeram-lhe, como a Averróis, a desconfiança do califa almóada Iacube Almançor, que o fez enviar a Marrocos, de onde jamais regressou. Faleceu em El Eubbad a 13 de novembro de 1197. Foi aí que se edificou seu mausoléu, tornado lugar de peregrinação para os habitantes de Tremecém.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • BENBLAL Rachid, Tlemcen des saints et des savants, Ed. Dar El Gharb, Oran 2003. ISBN 9961-54-281-9.
  • DERMENGHEM Emile, Tlemcen mystique, saints et confréries, Richesses de France, Tlemcen n°18, 1er T.1954, Ed. Delmas, Bordéus