Acklington (estação ferroviária)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Acklington
Acklington (estação ferroviária)
Estação Ferroviária de Acklington
Uso atual Estação ferroviária
Proprietário Network Rail
Administração Northern Trains
Sigla ACK
Posição Superfície
Plataformas 2
Informações históricas
Inauguração 1 de julho de 1847 (176 anos)
Localização
Localização 55° 18′ 26″ N, 1° 39′ 06″ L
Endereço Morpeth NE65 9BT, Reino Unido
Município Acklington, Northumberland
País Inglaterra

Acklington é uma estação ferroviária na East Coast Main Line, e que serve à vila de Acklington, Northumberland, Inglaterra. É propriedade da Network Rail e gerida pela Northern Trains.

Atualmente, os únicos trens que fazem escala em Acklington são um para o norte e dois para o sul, operados de segunda a sábado apenas pela Northern, que também administra a estação, que é a menos usada do Condado de Northumberland.

História[editar | editar código-fonte]

Inaugurada em 1847 pela York, Newcastle and Berwick Railway,[1] juntando-se à North Eastern Railway. Tornou-se parte da London and North Eastern Railway durante o agrupamento de 1923, provocado pelo Railways Act 1921. A linha, então passou para a Eastern Region of British Railways após a nacionalização, em 1948.

A estação tem um edifício principal substancial no lado norte, que é listado como Grau II pelo Patrimônio Histórico Inglês, e agora serve como residência privada.[2] Também tinha um pátio de mercadorias e uma caixa de sinalização. A estação evitou o Beeching Axe, o famoso plano para aumentar a eficiência do sistema ferroviário nacionalizado na Grã-Bretanha no final dos anos 1960 e, até o final da década de 1980, tinha trens para as estações de Berwick e Edimburgo Waverley (embora apenas 3 ou 4 por dia em cada sentido, no total).[3] A eletrificação da East Coast Main Line e a escassez de material rodante levaram à redução do cronograma para o nível residual atual, em 1991.


Rota 1
East Coast Main Line
Chathill
Alnmouth
Acklington
Widdrington
Pegswood
Morpeth
Cramlington
Manors
Newcastle
*
A maioria dos serviços se estende de/para
Carlisle.
  • Legenda: - A estação atende ou está a uma curta
    caminhada de uma estação do Tyne & Wear Metro

Facilidades[editar | editar código-fonte]

A estação não tem funcionários (portanto, os bilhetes devem ser comprados com antecedência ou no trem) e tem apenas comodidades básicas - um abrigo de pedra de tamanho considerável e telefone público na plataforma para o sul, além de um suporte para bicicletas na plataforma para o norte.[4]

Serviços[editar | editar código-fonte]

As três partidas de cada dia da semana acontecem às 18:33 em direção ao norte, para Alnmouth e Chathill, e para o sul às 07:39 e 19:35, para Newcastle. O horário dos sábados tem a mesma frequência, mas os trens para o sul partem às 07:39 e 19:50, enquanto o serviço para o norte às 18:40. Ambos os trens para o sul se estendem além de Newcastle para a Tyne Valley Line, sendo o da manhã para Prudhoe e o da noite para Carlisle.

Referências

  1. Milner, Chris, ed. (Novembro de 2016). «Britain's least used stations». The Railway Magazine. 162 (1,388). Horncastle: Mortons Media. p. 30. ISSN 0033-8923 
  2. Historic England - Acklington Station Arquivado em 2017-02-11 no Wayback Machine Pastscape.org
  3. "A BRIEF HISTORY OF THE EAST COAST MAIN LINE IN NORTHUMBERLAND" Arquivado em 2017-05-13 no Wayback Machine Young, Alan Disused Stations Site Record; Retrieved 8 February 2017
  4. Acklington station facilities Arquivado em 2020-07-17 no Wayback Machine National Rail Enquiries


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons