Aeroporto Internacional de Brisbane

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Brisbane Airport
Brisbane International Airport.jpg
IATA: BNE - ICAO: YBBN
Tipo Público
Administração Brisbane Airport Corporation Pty Limited
Serve Brisbane, Queensland
 Austrália
Localização Não disponível
Inauguração 1925


Altitude Não disponível
Movimento em 2008 18 523 979 passageiros
Capacidade anual Não disponível
Website oficial Não disponível
Pistas
Cabeceiras Comprimento Superfície
01/19 3 560 m (11 680 ft) Não disponível
14/32 1 700 m (5 577 ft) Não disponível

O Aeroporto Internacional de Brisbane (em Inglês: Brisbane International Airport) é o único aeroporto para passageiros servindo a cidade de Brisbane e é o segundo mais movimentado aeroporto da Austrália. Localiza-se a oito milhas, ou treze quilómetros da zona central da cidade. Este aeroporto serve também como um hub para a Virgin Blue, como um hub secundário para Qantas e também é a filial da companhia aérea Jetstar. Este aeroporto tornou-se recentemente o centro de operações da nova companhia aérea australiana, V Austrália. Faz parte da rota Brisbane-Sydney, que é a décima primeira rota mais utilizada no mundo e a sétima na região da Ásia-Pacífico.

Este aeroporto tem um terminal doméstico, uma internacional e um para carga e duas pistas. O acesso ao Aeroporto de Brisbane desde o centro da cidade é através da auto-estrada M1 Gateway ou pelo serviço de Airtrain, que está interligada ao sistema de comboio urbano de Brisbane.

Títulos[editar | editar código-fonte]

O terminal recebeu o Prêmio Águia (Eagle Award) pela IATA em 2005, é apenas o segundo aeroporto australiano a receber esta distinção. Em Julho de 2007, o Aeroporto Brisbane foi nomeado como o melhor aeroporto região da Oceânia pela Skytrax World Airport Awards.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um aeroporto, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Aeroporto Internacional de Brisbane