Agrotóxico: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 6: Linha 6:


Já foram registrados casos de transmissão de [[leucemia]] para o [[feto]], por mulheres que estiveram em contato com agrotóxicos durante a [[gravidez]].
Já foram registrados casos de transmissão de [[leucemia]] para o [[feto]], por mulheres que estiveram em contato com agrotóxicos durante a [[gravidez]].
Existem cerca de 15.000 formulações para 400 agrotóxicos diferentes, sendo que cerca de 8.000 encontram-se licenciadas no [[Brasil]], que é um dos cinco maiores consumidores de agrotóxicos no mundo,que ao contrario do que muitos pensam o agrotóxico ajuda a aumentar a produçao fazendo com que o solo fique fertil e as frutas fiquem livre de quaisquer tipo de pestes, porem usado em grande quantidade pode trazer intoxicaçao ao consumidor.


[[Categoria:Agricultura]]
[[Categoria:Agricultura]]

Revisão das 12h23min de 30 de janeiro de 2009

Agrotóxico é um tipo de insumo agrícola. Os agrotóxicos podem ser definidos como quaisquer produtos de natureza biológica, física ou química que têm a finalidade de exterminar pragas ou doenças que ataquem as culturas agrícolas. Os agrotóxicos podem ser : pesticidas ou praguicidas (combatem insetos em geral), fungicidas (atingem os fungos) ou herbicidas (que matam as plantas invasoras ou daninhas). Os agrotóxicos são produtos químicos usados na lavoura, na pecuária e mesmo no ambiente doméstico: inseticidas, fungicidas, acaricidas, nematicidas, herbicidas, bactericidas, vermífugos. Podem ainda ser tóxicos os solventes, tintas, lubrificantes, produtos para limpeza e desinfecção de estábulos, etc.

Eles causam muitos problemas tanto para o meio ambiente, quanto para os seres humanos e animais.

Já foram registrados casos de transmissão de leucemia para o feto, por mulheres que estiveram em contato com agrotóxicos durante a gravidez.