Ahmad Jarba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ahmad Jarba
أحمد العاصي الجربا
President Al-Jarba of the Syrian National Coalition.jpg
Nome completo Ahmed Assi al Jarba
Nascimento 15 de setembro de 1969 (48 anos)
Al-Qamishli,  Síria
Nacionalidade Sírio
Ocupação Presidente da Coalizão Nacional Síria (2013-2014)
Religião Muçulmano sunita

Ahmad Jarba (Qamishli, Síria, 15 de setembro de 1969) é um político sírio, que serviu como presidente da Coalizão Nacional Síria da Oposição e das Forças Revolucionárias,[1] o principal grupo opositor do seu país, que luta para derrubar o governo de Bashar al-Assad. Ele foi oficialmente eleito para o cargo em 6 de julho de 2013 e nele permaneceu até 12 de julho de 2014. Jarba, que conta com apoio político dos governos ocidentais, conseguiu 55 votos, três a mais que seu rival Mustafa Sabbagh, que era apoiado pelo Qatar.[2] Um ano depois foi substituído por Hadi al-Bahra.

Considerado moderado e defensor do secularismo, Jarba tem um bacharelado em Direito e era membro do "Conselho Revolucionário dos Clãs da Síria", representado a cidade de Al-Hasakah. Preso diversas vezes por dissidência política pela ditadura da família Assad, Ahmad Jarba foi forçado ao exílio em 2011. Desde então ele possui laços estreitos com o governo da Arábia Saudita, que é seu principal apoiador.[3]

Referências

  1. "Main Syrian opposition elects new president". Página acessada em 9 de julho de 2013.
  2. "Election of new head of Syrian opposition seen as victory for US, Saudi Arabia". Página acessada em 9 de julho de 2013.
  3. "Syrian opposition chooses Saudi-backed leader". Página acessada em 6 de julho de 2013.
Precedido por
George Sabra (interino)
Presidente da Coalizão Nacional Síria
2013 — 2014
Sucedido por
Hadi al-Bahra