Ahmed Barzani

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ahmed Barzani
Ahmed Barzani
Ahmed Barzani (The man who sit)
Nascimento 1896
Barzan
Morte 11 de janeiro de 1969
Bagdá
Cidadania Iraque
Irmão(ã)(s) Mustafa Barzani, Abdul Salam Barzani
Ocupação político
O exército iraquiano bombardeando Shirwan-A-Mazin de uma encosta em Kani-Ling durante a revolta de Barzani, junho de 1932.

Ahmed Barzani (1896–1969) (em curdo: ئه‌حمه‌د موحه‌ممه‌د بارزانی), também conhecido como Khudan (em árabe: خودان), foi o chefe da tribo Barzani no sul do Curdistão. O Xeique Ahmed é considerado por ser o arquiteto de Barzan, trazendo muitas tribos diferentes curdas sob seu comando e expandindo região de Barzan. Junto com seu irmão mais novo Mustafa Barzani, ele lutou contra a opressão do governo iraquiano em 1920 e 1930.

Embora fosse um renomado e respeitado clérigo sufista Naqshabandi e líder espiritual,[1] Barzani se tornou famoso por nutrir excentricidades religiosas extremas consideradas muito incomuns para um clérigo islâmico de sua estatura. Ele foi centro de um culto religioso que nada tinha a ver com crenças Naqshabandi.

Referências

  1. «Sheikh Ahmed Barzani V (1896 – 1969) - Kurdishmedia.com». Consultado em 13 de fevereiro de 2013. Arquivado do original em 5 de dezembro de 2008 
Ícone de esboço Este artigo sobre a região do Curdistão ou sobre o povo curdo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.