Ajuda:Guia de eliminação/Tutorial de limpeza de eliminação por votação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Política de eliminação
Eliminação por consenso
Categoria a verificar (17 itens)

  Tutorial de nomeação
  Tutorial de limpeza

Eliminação semirrápida
Categoria a verificar (62 itens)

  Tutorial de nomeação

Eliminação rápida
Categoria a verificar (4 itens)

  Tutorial de nomeação

Arquivos de eliminação
mantidas · eliminadas · canceladas
Painel e Registros

Esta página é um tutorial de limpeza de eliminação por votação, de acordo com a metodologia de eliminação por votação. Um item nomeado permanece ao menos 7 dias na lista de páginas para eliminar; durante este período, os editores da Wikipédia manifestam-se a favor ou contra sua eliminação. Findo este prazo, a limpeza das votações é efetuada por um administrador ou eliminador: os votos são contabilizados e o item é removido ou não dos servidores, conforme o desejo expresso pela comunidade.

Limpeza de artigos propostos para eliminar

Para fazer a limpeza de um dia da lista das WP:PE siga os passos abaixo:
1 Aceder à subpágina da votação

WP:PE -> Wikipedia:Páginas para eliminar/Lista

Exemplo: Se é administrador ou eliminador e quer fazer a limpeza do dia atual, aceda à página “Wikipedia:Páginas para eliminar/Lista”. Verifique a hora do início da votação, de modo a verificar se passaram sete dias completos.
2 Avaliar uma votação

Na lista do dia, Wikipedia:Páginas para eliminar/Lista, encontram-se listadas em diferentes secções as votações para limpar nesse dia. Cada uma dessas votações está a decorrer numa página independente, mas o conteúdo de cada uma é visualizado automaticamente e na sua totalidade nesta página. Cada votação deverá ser avaliada separadamente.

Antes de contabilizar os votos

Prazo cumprido
Veja a data e hora da assinatura do proponente e confira se passaram os 7 dias obrigatórios para o decorrer da votação (168 horas).
Votos inválidos
Confira se todos os votantes têm direito a voto.
Confira se algum voto foi feito fora do prazo.
Vandalismo da votação
Siga o link [editar] no extremo direito do título da secção. Abre-se a janela de edição da sub-página da votação. Siga a aba do histórico no topo da página e confira se a votação não foi vandalizada (p.ex. apagados votos).
Compreensão do artigo
Leia a justificação do proponente e siga o link para o artigo a ser votado, que se encontra no topo de cada votação, de modo a ter uma ideia do que trata o artigo.
Leia a secção dos comentários, onde, por vezes, são dadas outras soluções para o problema.

Contabilizar os votos

A favor da eliminação
Uma página deve ser eliminada desde que a votação apresente as seguintes condições mínimas: 2/3 dos votos a favor da eliminação e 4 votos mínimos a favor. Para saber como proceder neste caso veja o ponto 3 Eliminar abaixo.
A favor da manutenção
A página deve ser mantida desde que a votação apresente as seguintes condições mínimas: 2/3 dos votos contra a eliminação e 4 votos mínimos contra. Para saber como proceder neste caso veja o ponto 4 Manter abaixo.
Inconclusiva:
Caso nenhuma das situações anteriores seja atingida (a favor ou contra a eliminação), o administrador ou eliminador prorrogará o prazo de votação nas WP:PE por um prazo de 7 dias. Para saber como proceder neste caso veja o ponto 5 Inconclusiva abaixo.
Opções intermediárias:
Para situações que não se encontram dentro de nenhuma das situações anteriores (por exemplo, quando há a opção redirect) veja o ponto 6 Opções intermediárias abaixo.
2.5 Interromper a votação[nota 1]

Uma PE pode ser opcionalmente interrompida antes do seu prazo normal caso alguma das situações abaixo ocorra:

  • Quando há um apoio significativo (dez votos) para manter sem nenhum voto para alguma opção, e já passou da metade do prazo
  • Quando o proponente que criou a votação para eliminar, fundir ou redirecionar o artigo (não inclui PEs criadas para impugnar ESR e o proponente deseja manter o artigo) muda de opinião e passa a votar para manter o artigo pouco depois de ter criado a PE (24 horas depois).

Nesses dois casos a PE pode ser fechada antes do prazo e o artigo será mantido. Caso no momento em que se ela for encerrada houver algum voto contrário a manutenção ela não pode mais ser encerrada antes do prazo e deve continuar os sete dias seguindo as regras normais.

PEs encerradas assim não tem prazo mínimo para serem recriadas, ou seja, qualquer usuário a qualquer tempo pode enviar novamente para PE caso considere que pelas regras ele deve ser eliminado.

3 Eliminar

Uma página deve ser eliminada desde que a votação apresente as seguintes condições mínimas: 2/3 dos votos a favor da eliminação e 4 votos mínimos a favor.

Passos a seguir

Ler comentários
Confira na secção de comentários se o conteúdo deverá ser fundido no conteúdo de outro artigo.
Conferir histórico
Confira o histórico do artigo para se certificar que não há nenhuma edição com conteúdo diferente antes do artigo ter sido proposto para eliminação.
Conferir afluentes
Confira os afluentes do artigo seguindo o link na barra de ferramentas do lado esquerdo. Os links para o artigo a eliminar, que se encontram nesses afluentes, deverão ser retirados. Existem três casos:
1. Na votação concluiu-se que o artigo a eliminar não deveria existir. Deve ser avaliada pelo administrador ou eliminador a necessidade de, ou se retirar, no artigo afluente, apenas a ligação interna (para que não volte a ser recriado) ou, também, toda a referência a esse título/assunto. — Exemplos: 1) A “Banda do Camelo” é votada para apagar por falta de relevância enciclopédica. O seu afluente em “Lista de bandas de música” deve ser completamente retirado (e não só os parêntesis retos que fazem a ligação interna); 2) se se concluiu que não há sentido em haver um artigo independente sobre o assunto, mas que o termo ajuda à compreensão ou integridade de outro conteúdo, deverá ser retirado, no artigo afluente, apenas a ligação interna, mantendo a referência ao assunto.
2. Os afluentes estão em artigos de tópicos completamente diferentes, o que significa que o título do artigo a apagar pode receber um conteúdo diferente que não seja para eliminar. Neste caso não retire os afluentes.
3. Os afluentes que são redirects, que não poderão ser redirecionados para outro artigo, deverão ser apagados. Ex: "Joaquim peixoto" e "Joaquim M. Peixoto" redirecionam para "Joaquim Peixoto".
Conferir se existe página de discussão
De volta à página do artigo confira se a página de discussão existe. Caso exista deverá apagá-la também, porque páginas de discussão sem artigo podem ser eliminadas segundo a regra 18 de eliminação rápida. Siga a aba Eliminar no topo da página, insira uma justificação no campo motivo (por exemplo página de discussão de página para apagar 21-09-06) e clique em Eliminar.
Eliminar o artigo
De volta à página do artigo a eliminar siga a aba Eliminar no topo da página, insira uma justificação no campo motivo (por exemplo: para apagar 21-09-06, votos 6x0) e clique em Eliminar.
4 Manter

Uma página deve ser mantida desde que a votação apresente as seguintes condições mínimas: 2/3 dos votos contra a eliminação e 4 votos mínimos contra.

Retirar tag apagar

1. Siga o link na página de votação para o artigo em questão.
2. Siga a aba Editar no topo do artigo e retire a predefinição para apagar.
3. Confira se o artigo precisa de categoria, interwiki ou alguma outra predefinição de manutenção.
4. Insira um pequeno comentário no sumário (por exemplo: não apagar, votação 1x8) e clique em salvar página.
5 Inconclusiva

Caso nenhuma das situações anteriores seja atingida (a favor ou contra a eliminação), o administrador ou eliminador prorrogará o prazo de votação nas WP:PE por um prazo de 7 dias.

Prorrogar a votação

1. Na página Wikipedia:Páginas para eliminar/Lista siga o link [editar] no extremo direito do título da secção da votação em questão. Abre-se a janela de edição da sub-página da votação.
2. Adicione |prog=1 na predefinição {{nomeação não concluída}}
3. Insira um pequeno comentário no sumário (por exemplo: votação prorrogada, 4x5) e clique em salvar página.
6 Opções intermediárias

Ver procedimento em Wikipédia:Votações/Mudança de textos em relação a PEs

Caso haja opções intermédias
A decisão deve ser tomada levando em consideração a opção mais delecionista que conseguir atingir 2/3 dos votos. Começa-se contando os votos para apagar; se estes não atingem 2/3 contam-se os votos para redirecionamento + para apagar; se estes não atingem 2/3 soma-se os votos por fusão. Se todas as opções juntas não somarem 2/3 (e os votos para manter tampouco) considera-se a votação inconclusiva. Caso contrário considera-se a opção que primeiro conseguiu 2/3 dos votos quando somada às suas opções mais delecionistas.
7 Eliminação por ER
Caso a página proposta já tenha sido eliminada entretanto
Quando artigos são propostos para eliminação por votação, mas poderiam ter sido propostos para eliminação rápida, é normal que essa transferência seja feita durante a votação e a página seja eliminada entretanto. Neste caso confira se foi seguida alguma regra de ER (a justificação para a eliminação -qual a regra de ER- deverá constar da secção de comentários). Depois siga os passos normais para arquivo da votação (passo 7 abaixo).
Após ter avaliado todas as votações individualmente siga os passos especificados abaixo para arquivamento das mesmas.
8 Arquivo das votações

As sub-páginas de votação cujo resultado foi eliminar

1. São arquivadas no arquivo de eliminadas sob a secção do dia correspondente. Também se pode aceder a esta página através do arquivo de eliminação.
2. Para que seja só visível o link para a votação (e não a votação em si), substitua as chavetas {{ }} por parêntesis retos [[ ]].
3. Siga o link para cada uma das sub-páginas de votação que concluiu, edite a página e substitua
{{NomeaçãoNãoConcluída}}, por
{{NomeaçãoConcluída|~~~~~|resultado}}, em que
~~~~~ se transforma automaticamente na data de término, sem assinatura: por exemplo, 13-08-2006.
Resultado: eliminada.

As sub-páginas de votação cujo resultado foi manter

1. São arquivadas no arquivo de mantidas sob a secção do dia correspondente. Também se pode aceder a esta página através do arquivo de eliminação.
2. Para que seja só visível o link para a votação (e não a votação em si), substitua as chavetas {{ }} por parêntesis retos [[ ]].
3. Siga o link para cada uma das sub-páginas de votação que concluiu, edite a página e substitua
{{NomeaçãoNãoConcluída}}, por
{{NomeaçãoConcluída|~~~~~|resultado}}, em que
~~~~~ se transforma automaticamente na data de término, sem assinatura: por exemplo, 13-08-2006.
Resultado: mantida ou redirecionada.
4. Coloque na pagina de discussão dos artigos mantidos a predefinição {{AntigaPE}}.

Notas