Ajuda:Remoção de predefinição de manutenção

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Muitas páginas da Wikipédia exibem predefinições de manutenção que identificam problemas. Pode ter chegado a esta página de ajuda após clicar num link numa predefinição que dizia "Saiba como e quando remover esta mensagem de predefinição".

Predefinições de manutenção são adicionadas e removidas por voluntárias(os). Esta página de ajuda explica o processo de examinar e remover tais predefinições.

Predefinições de manutenção (ou "tags") não são em geral removidas automaticamente. Mesmo se consertar o(s) problema(s) descrito(s) numa predefinição de manutenção, a tag permanecerá no artigo até que você ou outra pessoa a remova manualmente. As mecânicas de remoção são geralmente tão simples domo clicar em "Editar" no topo da página ou na secção envolvida (sé já não estiver no modo de edição), remover o código que produz a exibição da predefinição, deixar um resumo de edição e publicar a página.

Não é okay remover predefinições de manutenção até que o problema marcado pela predefinição seja remediado primeiro—isto é, somente quando a tag de manutenção já não for válida, a menos que realmente não pertença em primeiro lugar.

A Wikipédia funciona por causa dos esforços de voluntárias(os) como você, que faz edições ousadas para ajudar a construir esta enciclopédia. Ajeitar problemas e então remover predefinições quando tudo estiver acabado é importante nesse esforço.

Como abordar o problema marcado[editar | editar código-fonte]

Não sabemos qual tag de manutenção que a(o) trouxe a esta página, e assim que problema específico necessita de atenção. No entanto, toda predefinição de manutenção contém links para páginas de ajuda, políticas, recomendações ou outras páginas relevantes que providenciam informação sobre o problema que foi marcado.

Muitas predefinições comuns abordam problemas com citações e referência de artigo, ou sua falta—porque referenciamento confiável é o sangue vital de artigos da Wikipédia e no núcleo de todas as políticas e recomendações de conteúdo da Wikipédia, tais como notabilidade, verificabilidade, ponto de vista neutro, e nenhuma pesquisa original. Mas uma multidão de outros problemas podem ser marcadas, tom e estilo de escrita, estrutura e formatação, falta de links para ou desde outros artigos, conformidade com o livro de estilo da Wikipédia e a falta de uma secção de introdução.

Tem de ter a certeza de que o problema tenha sido resolvido antes de remover a predefinição. Isso de facto requer algum esforço de sua parte—para perceber tanto o problema quanto como o solucionar.

Quando remover[editar | editar código-fonte]

Predefinições de manutenção não são destinados a estarem em artigos permanentemente. Qualquer utilizador(a) sem um conflito de interesse pode remover uma predefinição de manutenção em qualquer uma das seguintes circunstâncias:

  1. Quando o problema tenha sido abordado adequadamente;
  2. Ao determinar que o problema tenha sido resolvido (talvez por uma outra pessoa);
  3. Se se parece razoavelmente que a predefinição não pertencia quando posta ou foi adicionada por erro. Considere discutir a questão primeiro com quem pôs originalmente a predefinição, a menos que este(a) utilizador(a) já não esteja ativo(a) na Wikipédia). Em qualquer caso, se o problema se parece contencioso, busque consenso na página de discussão;
  4. Quando há consenso na página de discussão (ou nalguma outra parte) em como abordar o problema marcado. (É melhor anotar o local do consenso no resumo de edição a acompanhar sua remoção, idealmente com um link ao local);
  5. Quando pode ser razoavelmente concluído que a predefinição já não é relevante, como uma predefinição de {{Evento atual}} a aparecer num artigo que já não documenta um evento atual;
  6. Se a predefinição de manutenção é de um tipo que requeira suporte, apoio ou consenso mas não é completamente suportada, apoiada ou consensual;
  7. Pode remover uma predefinição quando segundo seu melhor julgamento a falta de edições e/ou discussão na página de discussão possa ser interpretada que o problema não valha a pena ser ajeitado (como uma forma de "consenso tácito"). Por favor note que não há atualmente nenhum consenso para remoção relacionada a idade geral de predefinições de manutenção - isto é, remover uma predefinição puramente ou primariamente porque é velha não é considerado um argumento suficiente. Exceção: remover predefinições relacionadas a ponto de vista cujas discussões se tenham tornado dormentes é encorajado, como se pode inferir do ponto imediatamente acima;
  8. Por último, há vezes quando uma pessoa ao tentar abordar uma predefinição de manutenção que marca algum assunto fundamental pode aperceber-se de que o problema não pode ser abordado em realidade. Por exemplo, se um artigo estiver marcado como carente de citações a fontes fiáveis, secundárias, escritas por terceiras partes ao tópico, e um(a) utilizador(a) ao ver as predefinições de manutenção descobre que tais fontes não aparentam existir, que normalmente significa que o artigo deva ser eliminado. Em tais casos, não é tanto que a predefinição não pertença e deva ser removida, mas na verdade que marcar a página para manutenção numa abordará o problema mais crítico de que sequer a própria página pertença na Wikipédia.

Quando não remover[editar | editar código-fonte]

Não é ideal remover predefinições de manutenção se qualquer um dos seguintes se aplicar:

  1. Não percebe os problemas levantados pela predefinição;
  2. O problema ainda não foi resolvido;
  3. Há atividade em andamento ou discussão relacionada ao problema da predefinição (coma a exceção de predefinições relacionadas a ponto de vista);
  4. O problema que a predefinição de manutenção marca é simplesmente e não ambiguamente obrigatória para um artigo apropriado segundo políticas e recomendações da Wikipédia;
  5. Foi pago para editar o artigo ou tem algum outro conflito de interesse.

Leu cuidadosamente as páginas de ajuda e de modo completo ajeitou o problema? Ou fez uma decisão considerada que a predefinição não é, ou já não é, aplicável? Ótimo! Agora, para remover a predefinição de manutenção:

  1. Ou clique em "editar" ou "editar código-fonte" no topo da página, ou se a predefinição de manutenção não estiver no topo mas algures no corpo do artigo, pode antes utilizar um link de edição de secção;
  2. Se estiver a editar wikitexto (edição de "fonte"): Delete o código de predefinição. O código de predefinição que vê neste modo de edição geralmente será na seguinte forma: {{Nome da predefinição|data=mês de ano}}. Se estiver a editar com VisualEditor: Clique na predefinição (tag), que então se tornará azul. Prima a tecla "Delete" ou backspace em seu teclado.
  3. Deixa um sumário de edição descritivo, e.g., "Removi [insira o nome da predefinição] porque consertei o problema;"
  4. Clique Publicar alterações.

É isto. Obrigadas(os)!

Alterar uma predefinição[editar | editar código-fonte]

Problemas marcados por algumas predefinições podem significar problemas secundários que ainda existirão após ter tratado do problema principal. Em tais casos, pode ser mais apropriado substituir a predefinição por uma outra aplicável após suas edições, em vez de somente a remover. A justificativa lógica por trás da mudança de predefinições deve ser abordado no resumo de edição.

Bom exemplo é a predefinição {{Sem fontes}}. É posta em páginas com nenhumas referências. Portanto, adicionar somente uma referência apropriada torna essa predefinição de manutenção inaplicável. No entanto, essa mudança não trata de que o problema abrangente de pobre referenciamento. Neste exemplo, uma mudança de uma predefinição pode ser apropriada, a depender do tipo, qualidade e maneira de referenciamento adicionado para consertar o problema, como {{Mais fontes}}, {{Sem notas}}, {{Fontes primárias}}, ou uma de muitas outras.

Inversamente, algumas predefinições marcam problemas altamente distintos onde não há a necessidade de considerar uma substituição para uma outra predefinição. Por exemplo, se um artigo for "órfão" – nenhuns outros artigos no espaço nominal de artigo principal possuem links a ele – então quando isso for tratado (pela adição de links a ele desde outros artigos), o problema foi-se por completo e a remoção da tag não é ambígua.

Quando um problema marcado tem sido abordado em partes de um artigo, mas resta em secções separadas, clareza pode ser servida ao substituir a predefinição com uma variante de secção, ou ao utilizar tags de reciclagem em linha, se tais versões da predefinição existirem.

Em alguns casos, pode ser útil solicitar revisão da remoção ou remoção proposta de uma predefinição de manutenção com o(a) editor(a) que inicialmente a adicionou ao artigo com problema.

Investigar o problema marcado[editar | editar código-fonte]

Como notado previamente, a maioria das predefinições contêm links a outras páginas de conselho. Adicionalmente, muitas predefinições têm documentação que providencia mais informação sobre o problema marcado da predefinição, que é exibido quando visita a própria página de predefinição.

Para aceder à predefinição e assim ver sua documentação, digite no campo de busca Predefinição:, seguido pelo nome da predefinição, visto quando vê sua localização na interface Editar (tipicamente encontrado nas primeiras linhas do artigo). O primeiro "parâmetro" é o nome da predefinição.

Por exemplo, se encontrou isto na interface Editar, {{Sem fontes|data=abril de 2024}}, então visitaria a própria predefinição ao pesquisar por Predefinição:Sem fontes. A documentação acompanhante para todas as predefinições de manutenção, se existir, pode ser localizado desta forma.

Ainda precisa de ajuda?[editar | editar código-fonte]

Se leu toda esta página e ainda está confusa(o) acerca do que precisa de ser feito para consertar um problema numa página e remover uma predefinição de manutenção, tente perguntar no Café dos Novatos, uma página projetada para novas(os) utilizadoras(es) fazerem perguntas. Alternativamente, podia tentar a página mais geral Tire suas dúvidas.