Albornoz
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Junho de 2019) |
O albornoz (do árabe al burnus; البرنس) é uma capa comprida de lã, típica das populações berberes do Norte de África. É provida de um capuz pontiagudo e geralmente é branca, podendo também ser castanha. É usada sobretudo na Argélia, Tunísia e Marrocos. No Idade Média foi usada na Península Ibérica e noutras regiões do Norte de África. Como no passado, atualmente é ainda usada, embora tenha outros nomes, em algumas regiões da África subsariana, sobretudo no Noroeste de África.
Em cabila é designada como avernus ou avidhi; em chaoui (outro dialeto berbere) aâlaw. Em catalão é designada como barnús; em francês como burnous ou bournous; em inglês, além destes termos é também usada a grafia burnoose. Outras designações são burnus, sbernia, sberna e bernusso.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- Texto inicialmente baseado na tradução dos artigos «Albornoz» na Wikipédia em castelhano (acessado nesta versão) e «Burnous» na Wikipédia em francês (acessado nesta versão).
Burnous na 1911 Encyclopædia Britannica no Wikisource em inglês.
- «barnús» (em catalão). Gran enciclopèdia catalana. www.enciclopedia.cat. Consultado em 23 de janeiro de 2016
- Covarrubias Orozco, Sebastián de (1674), «Albornoz», Tesoro de la lengua castellana o española (em espanhol), pp. 23v, consultado em 23 de janeiro de 2016