Alexander Baranov

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Under construction icon-yellow.svg
Este artigo carece de caixa informativa. Foi sugerido que adicione esta.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Alexander Baranov

Alexander Andreevich Baranov (em russo: Александр Андреевич Баранов; Kargopol, 1746Estreito de Sunda, 1819) foi um explorador e comerciante russo.

Baranov fugiu de casa aos quinze anos e converteu-se num comerciante de êxito em Irkutsk, sobretudo no negócio das peles. Interessado na Rússia americana (hoje é o estado do Alasca) pelo aumento do comércio nessa região, estabeleceu-se aí. Entre 1799 e 1818 foi o director da Companhia Russo-Americana, favoreceu a expansão russa no Pacífico.

Interessando-se pela Califórnia, e preocupado com os nativos, abriu escolas, mas entrou em conflito com os missionários ortodoxos, que frequentemente denunciavam a exploração dos nativos pelos comerciantes de peles. Morreu durante a viagem que o levava de volta à Rússia.

Em sua homenagem um grande arquipélago do Alasca denomina-se arquipélago de Alexandre.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Alexander Baranov