Alexandre II de Epiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Alexandre II de Épiro)
Ir para: navegação, pesquisa
Alexandre II
Rei de Epiro
Alexandre II de Epiro em um camafeu de ágata, ca. 260 a.C., Cabinet des Médailles, Paris.
Governo
Reinado 272–255 a.C
Rainha Olímpia
Antecessor(a) Pirro I
Sucessor(a) Pirro II
Dinastia Eácida
Vida
Epiro
Morte 242 a.C.
Filho(s) Pirro
Ptolomeu
Fítia
Pai Pirro
Mãe Lanassa

Alexandre II de Epiro (em grego antigo: Αλέξανδρος Β' της Ηπείρου, Epiro, ? — 242 a.C.) foi um rei de Epiro (272–255 a.C) da dinastia eácida. Era filho de Pirro e de Lanassa, filha do tirano siciliano Agátocles.[1] [2]

Reinado[editar | editar código-fonte]

Alexandre sucedeu seu pai como rei em 272 a.C. e continuou com a guerra que seu pai tinha iniciado com Antígono II Gônatas, a quem sucedeu na condução do reino da Macedônia. Foi, entretanto, despojado da Macedônia e de Epiro por Demétrio II da Macedônia, filho de Antígono e se refugiou entre os acarnanos. Com a ajuda destes e a dos seus próprios súditos, que mantinham um grande apego por ele, recuperou Epiro. Parece que fez uma aliança com os etolianos. Casou com sua irmã Olímpia, com quem teve dois filhos, Pirro e Ptolomeu, e uma filha, Fítia.

Com a morte de Alexandre, aproximadamente em 242 a.C., Olímpia assumiu a regência em nome de seus filhos, e casou Fítia com Demétrio.[3] Ainda podem ser vistas moedas de prata e cobre deste rei.

Relações com a Índia[editar | editar código-fonte]

Alexandre é aparentemente mencionado nos Éditos de Asoka, como um dos beneficiários do proselitismo budista do imperador indiano Asoka, embora nenhum registro ocidental histórico exista sobre esse evento.[4]

Notas

  1. Plutarco, Vidas Paralelas, Vida de Pirro, 9.1
  2. Mason, Charles Peter (1867). "Alexander". Dictionary of Greek and Roman Biography and Mythology 1. Ed. William Smith. Boston: Little, Brown and Company. 116. 
  3. Universal Pronouncing Dictionary of Biography and Mythology, por Joseph Thomas - 1908 - página 90
  4. "A conquista por darma foi ganha aqui, nas fronteiras, e até mesmo a seiscentas ioyanas (5.400-9.600 km) de distância, onde o rei grego Antíoco governa, além de lá, onde os quatro reis chamados Ptolomeu, Antígono, Magas e Alexandre governam, igualmente no sul, entre os cholas, os pandianos, até a distante Tamraparni (atual Sri Lanka)." (Edicts of Ashoka, 13th Rock Edict, S. Dhammika).

Referências

Alexandre II de Epiro
Eácida
Nascimento:  ? Morte: 242 a.C.
Precedido por
Pirro I
Rei de Epiro
272–255 a.C
Sucedido por
Pirro II