Alexandre de Württemberg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alexandre
Duque de Württemberg
Alexandre de Württemberg
Nascimento 5 de maio de 1771
  Montbéliard, Sacro Império Romano-Germânico
Morte 4 de julho de 1833 (62 anos)
  Gota, Alemanha
Cônjuge Antonieta de Saxe-Coburgo-Saalfeld
Descendência Maria de Württemberg
Paulo de Württemberg
Alexandre de Württemberg
Ernesto de Württemberg
Frederico Guilherme de Württemberg
Pai Frederico II Eugênio de Württemberg
Mãe Frederica de Brandemburgo-Schwedt

Alexandre de Württemberg (em alemão: Alexander Friedrich Karl von Württemberg; Montbéliard, 5 de maio de 1771Gota, 4 de julho de 1833), foi um Duque de Württemberg, o décimo primeiro filho de Frederico II Eugênio, Duque de Württemberg, e de sua, a princesa Frederica de Brandemburgo-Schwedt. Sua irmã Sofia Doroteia casou-se com o czar Paulo I da Rússia.

Família[editar | editar código-fonte]

Alexandre era o décimo primeiro filho de Frederico II Eugénio, Duque de Württemberg e da marquesa Frederica de Brandemburgo-Schwedt. Entre os seus irmãos estavam o rei Frederico I de Württemberg, a duquesa Sofia Doroteia de Württemberg, esposa do czar Paulo I da Rússia e a duquesa Isabel de Württemberg, esposa do imperador Francisco I da Áustria. Os seus avós paternos eram o duque Carlos Alexandre de Württemberg e a princesa Maria Augusta de Thurn e Taxis. Os seus avós maternos eram o marquês Frederico Guilherme de Brandemburgo-Schwedt e a princesa Sofia Doroteia da Prússia.[1]

Serviço militar[editar | editar código-fonte]

Áustria[editar | editar código-fonte]

Alexandre começou por prestar serviço militar no exército do Ducado de Württemberg como coronel no dia 21 de abril de 1721 e foi depois transferido para o exército austríaco durante a campanha militar contra a França entre 1796 e 1799, tendo participado nas batalhas de Rastadt, Wurtzburg, Offenbach, Stockach e Zurique.[2] Tornou-se general-major e tenente marechal-de-campo no exército austríaco em 1798.

Rússia[editar | editar código-fonte]

Em 1798, conheceu Alexander Suvorov e aceitou a sua sugestão para se juntar ao Exército Imperial Russo como tenente-general e chefe do regimento de couraceiros de Riga que, em agosto de 1800, foi reorganizado e tornou-se no regimento dos dragões de Riga com Alexandre a ser promovido a general de cavalaria. Em 1811 foi nomeado governador militar da Bielorrússia.

Durante a campanha militar de 1812, prestou serviço no quartel-general do primeiro exército ocidental e lutou em Vitebsk, Smolensk, Borodino, Tarutino (onde recebeu a Ordem de São Jorge, 3.ª classe), Maloyaroslavets, Vyazma e Krasnyi. Em 1813, comandou o Cerco de Danzig pelo qual recebeu a espada dourada e a Ordem de São Jorge (2.ª classe). Depois da guerra regressou à Bielorrússia e ao seu regimento.

Em 1822, tornou-se chefe do departamento de comunicações e deu início a vários projectos para a construção de canais de rios na Rússia ocidental. Em 1826, foi nomeado chefe do regimento de couraceiros de Ekaterinoslav (Dnipro) e membro do conselho de estado, mas regressou ao regimento dos dragões de Riga em 1827. Em 1832, pediu dispensa do serviço e deixou a Rússia para sempre a 24 de novembro.

Casamento e descendência[editar | editar código-fonte]

Alexandre casou-se a 17 de novembro de 1798 com a duquesa Antonieta de Saxe-Coburgo-Saalfeld. O casal viveu na Rússia durante muitos anos e foi lá que nasceram todos os seus cinco filhos:

  • Maria de Württemberg (17 de setembro de 1799 – 24 de setembro de 1860), casada com o duque Ernesto I de Saxe-Coburgo-Gota; sem descendência.
  • Paulo de Württemberg (24 de outubro de 1800 - 7 de setembro de 1802), morreu com quase dois anos de idade.
  • Alexandre de Württemberg (20 de dezembro de 1804 – 28 de outubro de 1881), casado com a princesa Maria de Orleães; com descendência.
  • Ernesto de Württemberg (11 de agosto de 1807 - 26 de outubro de 1868), casado com Nathalie Eschhorn von Grünhof; com descendência.
  • Frederico Guilherme de Württemberg (29 de abril de 1810 - 25 de abril de 1815), morreu com quase cinco anos de idade.

Genealogia[editar | editar código-fonte]

Os antepassados de Alexandre de Württemberg em três gerações
Alexandre de Württemberg Pai:
Frederico II Eugénio, Duque de Württemberg
Avô paterno:
Carlos Alexandre de Württemberg
Bisavô paterno:
Frederico Carlos de Württemberg-Winnental
Bisavó paterna:
Leonor Juliana de Brandemburgo-Ansbach
Avó paterna:
Maria Augusta de Thurn e Taxis
Bisavô paterno:
Anselmo Francisco, 2.º Príncipe de Thurn e Taxis
Bisavó paterna:
Maria Ludovica Ana Francisca de Lobkowicz
Mãe:
Frederica de Brandemburgo-Schwedt
Avô materno:
Frederico Guilherme de Brandemburgo-Schwedt
Bisavô materno:
Filipe Guilherme de Brandemburgo-Schwedt
Bisavó materna:
Joana Carlota de Anhalt-Dessau
Avó materna:
Sofia Doroteia da Prússia
Bisavô materno:
Frederico Guilherme I da Prússia
Bisavó materna:
Sofia Doroteia de Hanôver

Referências

  1. The Peerage
  2. p.448, Mikaberidze
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Alexandre de Württemberg