Vitebsk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Localização de Vitsebsk na província e no país
A rua Lenin em Vitsebsk

Vitsebsk ou Viciebsk (em belarusso: Віцебск, Viciebsk) é uma cidade localizada no nordeste de Belarus, na província (voblast) de Viciebsk, região dos lagos glaciares, perto de três pitorescos rios, entre eles o rio Duína Ocidental. Possui 366 299 habitantes.

De acordo com a lenda, Vitsebsk foi fundada pela Princesa Olga de Quieve, em 974, depois de uma campanha que esta fez pelos terrenos do Báltico. Todavia, a mais antiga referência feita à cidade bielorrussa data de 1021. Muito famosa na Idade Média, Vitsebsk tornou-se, desde então até aos dias de hoje, um grande, importante e conhecido centro cultural e comercial e mercantil.

Depois da anexação pela Rússia, em 1772, a cidade num enorme centro militar, tendo-se submetido forçosamente a um cruel império.

Tal repressão, somente viria a ter fim com a Segunda Grande Guerra, já que nem com a Revolução Socialista de Outubro deixaram de ser reprimidos pelas milícias armadas de Lenine.

Culturalmente, esta grande cidade foi, durante os séculos XIX e XX, muito importante e reconhecida. Vitsebsk é até mesmo a terra de grandes artistas como Marc Chagall. Em muitas das suas obras, incluindo dois dos seus quadros mais reconhecidos mundialmente, Eu e a Aldeia e Sobre Vitsebsk, a cidade é peremptoriamente recordada.

Vitsebsk é hoje, para além de uma próspera cidade, o maior centro cultural, científico e industrial de Belarus.

Personalidades[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Bielorrússia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.