Alexis Thérèse Petit

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Alexis Thérèse Petit
Alexis Thérèse Petit
Nascimento 2 de outubro de 1791
Vesoul
Morte 21 de junho de 1820 (28 anos)
Paris
Nacionalidade Francês
Cidadania França
Alma mater
Ocupação físico
Campo(s) Física
Causa da morte tuberculose

Alexis Thérèse Petit (Vesoul, 2 de outubro de 1791Paris, 21 de junho de 1820) foi um físico francês.[1]

É conhecido por seus trabalhos sobre o calor. Estudou na École Polytechnique, onde foi professor de física de 1815 a 1819, sucedendo a Jean Henri Hassenfratz.

Alexis Petit é conhecido por ter proposto em 1819, com Pierre Louis Dulong, uma teoria explicando o valor do calor específico dos metais, conhecida como Lei de Dulong-Petit.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Alexis-Thérèse Petit era uma criança precoce. Aluno da escola central de Besançon, conta-se que “aos dez anos e meio já tinha adquirido os conhecimentos necessários para ser admitido na École Polytechnique.[2] “Graças ao matemático Jean Nicolas Pierre Hachette, ele continuou seus estudos em Paris, na Escola de Ciências e Belles-Lettres. Em 1807, aos dezasseis anos, a idade mínima, concorreu aos exames de admissão à École Polytechnique, onde foi admitido em primeiro lugar na promoção. Foi nomeado tutor de análise (1809), depois tutor de física (1810) com Jean Henri Hassenfratz, e ao mesmo tempo professor de física no Lycée Bonaparte, onde foi substituído por Claude Pouillet a partir de 1817. Em 1811, tornou-se um dos os primeiros doutores em ciências antes da Faculdade de Ciências de Paris .[3] Após a renúncia de Hassenfratz em 1814, assumiu o curso como professor assistente (Charles Lehot o substituiu como tutor), tinha então 23 anos, então era professor titular (1815), cargo que ocupou até sua morte por tuberculose, que ocorreu logo após a de sua esposa. Ele se tornou um membro da Sociedade Filomática de Paris em Fevereiro de 1818.

Sabe-se que ele propôs em 1819, com Pierre Louis Dulong, uma teoria que permitia explicar o valor do calor específico dos metais conhecidos sob o nome de lei de Dulong e Petit.

Ele era cunhado de François Arago (suas esposas eram irmãs).

Uma rua em Vesoul (Haute-Saône), sua cidade natal, leva o nome de rue Petit.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Alexis Thérèse Petit». Encyclopædia Britannica Online (em inglês). Consultado em 24 de novembro de 2019 
  2. Notice nécrologie de Jean-Baptiste Biot
  3. Voir sa thèse: Alexis-Thérèse Petit, Théorie mathématique de l'action capillaire. Suivi de La théorie des réfractions astronomiques, Paris, Courcier, 1812
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) físico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.