Alternaria solani

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaAlternaria solani

Classificação científica
Reino: Fungi
Filo: Ascomycota
Classe: Dothideomycetes
Ordem: Pleosporales
Família: Pleosporaceae
Género: Alternaria
Espécie: A. solani
Nome binomial
Alternaria solani
Sorauer, 1896
Sinónimos
  • Alternaria allii Nolla, 1927
    * Alternaria porri f.sp. solani Neerg., 1945
    * Alternaria solani (Ellis & G. Martin) L.R. Jones & Grout, 1896
    * Macrosporium solani Ellis & G. Martin, 1882

O Alternaria solani é um fungo que ataca a família das solanáceas de forma global, provocando uma doença conhecida como alternariose, vulgarmente denominada de pinta preta ou mancha de alternaria.

Etiologia[editar | editar código-fonte]

O fungo também é patogênico a outras solanáceas, sobrevivendo em restos de cultura, solo e outros hospedeiros. A infecção nas folhas pode ocorrer de forma assintomática, dependendo da atividade do tecido foliar, nível de adubação nitrogenada e idade. A alternância entre períodos secos e úmidos favorece o rápido desenvolvimento da doença, sendo mais severa em plantas com estresse hídrico ou nutricional.

Sintomas[editar | editar código-fonte]

Ataca toda a parte aérea da planta, pecíolo e caule. Os sinais inicialmente são visíveis nas folhas mais velhas e baixas da planta, onde surgem pequenas manchas. Estas crescem posteriormente adquirindo um formato ovóide, de coloração escura e com zonas concêntricas características. Nos tubérculos, as lesões são escuras, de formato circular ou irregular e deprimidas.

Controle[editar | editar código-fonte]

As medidas de controle são semelhantes a da requeima, pois ambas ocorrem muitas vezes simultaneamente. O uso de sementes de batatas sadias são fundamentais para o controle. Alguns cultivares nacionais como Aracy e Contenda tem resistência intermediaria porém, não dispensam o uso de fungicidas.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre fungos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.