Américo Lourenço Masset Lacombe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Américo Lourenço Masset Lacombe (Rio de Janeiro, 4 de agosto de 1936) é um jurista brasileiro.

Advogado e juiz federal aposentado, foi nomeado em 2012 para a Comissão de Ética Pública da Presidência da República do Brasil.[1][2][3] É ex-professor universitário e autor de obras e artigos jurídicos.

Vida acadêmica[editar | editar código-fonte]

Em 1960, graduou-se bacharel em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) . Em 1965 especializou-se em teoria do estado e direito administrativo pela Universidade de São Paulo (USP). É mestre e doutor em direito tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Foi professor assistente de direito administrativo da PUC-Rio, professor de direito tributário da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP); professor de direito tributário da Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e professor assistente de direito tributário da PUC-SP.

Vida profissional[editar | editar código-fonte]

Foi juiz federal nomeado para o cargo em 1966. Ocupou o cargo de titular da 9ª Vara da Seção Judiciária de São Paulo, presidente da Terceira Turma da Segunda Seção do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, vice-presidente, corregedor e presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região e juiz do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). É advogado em São Paulo.

Desde 8 de março de 2012 é membro da Comissão de Ética Pública da Presidência da República do Brasil, nomeado pela presidente Dilma Roussef para um mandato de três anos.

Livros publicados[editar | editar código-fonte]

É autor de “O Conflito Sino-soviético”, Simões Editora, 1960; “Obrigação Tributária”, Editora Revista dos Tribunais (1977); “Imposto de Importação”, Editora Revista dos Tribunais (1979); “Contribuições Profissionais”, Editora Revista dos Tribunais (1987) e Princípios Constitucionais Tributários,[4] Editora Malheiros (1996).

Referências

  1. Estado, Agência. "Dilma nomeia o jurista Américo Lourenço Masset Lacombe para integrar a Comissão de Ética Pública". Blog de Jamildo, 08/03/2012. Disponível em: http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2012/03/08/dilma_nomeia_o_jurista_americo_lourenco_masset_lacombe_para_integrar_a_comissao_de_etica_publica_127267.php Arquivado em 14 de julho de 2012, no Wayback Machine.
  2. Mendes, Priscilla. "Dilma escolhe novo integrante para a Comissão de Ética da Presidência". G1, 08/03/2012. Disponível em: http://g1.globo.com/politica/noticia/2012/03/dilma-escolhe-novo-integrante-para-comissao-de-etica-da-presidencia.html
  3. Américo Loourenço Masset Lacombe
  4. “Princípios Constitucionais Tributários”[ligação inativa]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.