Análise orgânica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A análise orgânica utiliza a caracterização via úmida, usando testes específicos e a caracterização espectroscópica, através de métodos como Ressonância Magnética Nuclear, espectroscopia de infravermelho, espectrometria de massa, espectroscopia ultravioleta, Raman, difração de raio-X, análise térmica, entre outros métodos.

Os métodos de análise orgânica são direcionados para a determinação da presença de grupos funcionais em moléculas orgânicas.

Alguns destes métodos são:

As técnicas espectroscópicas são mais utilizadas atualmente, porque requerem uma quantidade menor de amostras (ordem de miligramas ou menos) e muitas são não-destrutivas, e permitem que a amostra seja utilizada para outros objetivos.

As principais técnicas são:

  • Ressonância Magnética Nuclear: alguns núcleos respondem a campos magnéticos e absorvem energia, sendo os mais utilizados o 1H, 13C e 31P;
  • Espectroscopia de infravermelho: moléculas orgânicas absorvem luz na região do infravermelho e passam a estados vibracionais excitados. A absorção de energia gera um espectro, que indica a presença de grupos específicos, como C=C, C-X (X=haleto), C=O, O-H, entre outros;
  • Espectroscopia de massas: a incidência de um feixe de elétrons ou moléculas excitadas resulta na ionização da molécula e eventual fragmentação da molécula. Os resíduo da fragmentação é submetido a um campo magnético, separando os fragmentos de acordo com a relação carga/massa.
  • Análise térmica: observa o efeito da absorção e liberação de calor;
  • Espectroscopia de ultravioleta-visível: a absorção de luz nesta faixa resulta na excitação eletrônica, cuja absorção indica a presença de grupos cromóforos, como anel aromático, ligações duplas conjugadas.