Ana Néri

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Anna Justina Ferreira Nery
Ana Néri
Anna Nery
Nascimento 13 de dezembro de 1814
Cachoeira Bahia Bahia  Brasil
Morte 20 de maio de 1880
Rio de Janeiro  Rio de Janeiro  Brasil
Nacionalidade brasileira
Progenitores Mãe: Luisa Maria das Virgens
Pai: José Ferreira de Jesus
Cônjuge Isidoro Antônio Nery (1837-1843)
Filho(a)(s) Justiniano Nery; Antônio Pedro Nery; Isidoro Antônio Nery Filho
Ocupação Enfermeira, Militar, Voluntária de Guerra

Anna Justina Ferreira Nery, mais conhecida como Anna Nery (ou Ana Néri) (Cachoeira, 13 de dezembro de 1814Rio de Janeiro, 20 de maio de 1880) foi uma enfermeira brasileira, pioneira da enfermagem no Brasil.

Biografia

Antes da Guerra do Paraguai

Filha de José Ferreira de Jesus e Luísa Maria das Virgens, Anna Justina Ferreira nasceu em Cachoeira, na Bahia, em 13 de dezembro de 1814.

Casou-se com o Capitão-de-fragata Isidoro Antônio Nery em 1837, quando adotou o sobrenome do marido, que viria a consagrá-la como Anna Nery. Com o cônjuge teve três filhos: Justiniano Nery, Antônio Pedro Nery e Isidoro Antônio Nery Filho. O marido faleceu em 1843[1].

Guerra do Paraguai

Dois filhos de Anna Nery eram oficiais do Exército, e ao irromper a Guerra do Paraguai em dezembro de 1864, seguiram ambos para o campo de luta, acompanhados do tio, o Major Maurício Ferreira, irmão de Anna. Anna requereu, então, ao presidente da província da Bahia, o conselheiro Manuel Pinho de Sousa Dantas, que lhe fosse facultado acompanhar os filhos e o irmão durante os combates, ou, que ao menos, ela pudesse prestar serviços nos hospitais do Rio Grande do Sul. Deferido o pedido, Anna partiu de Salvador, incorporada ao décimo batalhão de voluntários em agosto de 1865, na qualidade de enfermeira.

Durante toda a campanha, prestou serviços ininterruptos nos hospitais militares de Salto, Corrientes, Humaitá e Assunção, bem como nos hospitais da frente de operações. Viu morrer na luta um de seus filhos.[2]

Pós Guerra do Paraguai

Terminada a guerra, regressou à sua cidade natal, onde lhe foram prestadas grandes homenagens. O governo imperial conferiu-lhe a Medalha Geral de Campanha e a Medalha Humanitária de primeira classe.

Anna faleceu no Rio de Janeiro aos 66 anos de idade, em 20 de maio de 1880.

Homenagens

Selo de Ana Neri

Em sua homenagem foi denominada, em 1923, Anna Nery, a primeira escola oficial brasileira de enfermagem de alto padrão[3].

Em 1938, Getúlio Vargas, assinou o Decreto n.º 2.956, que instituía o "Dia do Enfermeiro", a ser celebrado a 12 de maio, devendo nesta data ser prestadas homenagens especiais à memória de Anna Nery, em todos os hospitais e escolas de enfermagem do País[4].

Em 2009, por intermédio da Lei n.º 12.105, de 2 de dezembro de 2009, Anna Justina Ferreira Nery entra para o livro dos Heróis da Pátria, depositado no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília - Distrito Federal[5].

Além das inúmeras homenagens que Ana Néri recebeu, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lançou um selo comemorativo com o busto da enfermeira numa série de personalidades femininas com relevo histórico[6].

Referências

  1. Ana Néri Enfermeira brasileira E-Biografias - acessado em 13 de maio de 2015
  2. Ana Néri, madrinha da enfermagem no Brasil / Ana Neri, godmother of nursing in Brazil Biblioteca Virtual em Saúde - acessado em 13 de maio de 2015
  3. Ana Neri (1814-1880) foi a pioneira da enfermagem no Brasil Ana Neri Day - acessado em 13 de maio de 2015
  4. Os elementos simbólicos do monumento a Anna Nery no Rio de Janeiro, Brasil Revista Gaúcha de Enfermagem - Scielo - acessado em 13 de maio de 2015
  5. Anna Nery: primeira enfermeira do Brasil entra para o Livro dos Heróis da Pátria Portal da Enfermagem - acessado em 13 de maio de 2015
  6. Dourados terá exposição de selos em homenagem ao Dia do Filatelista Portal Diário MS - acessado em 13 de maio de 2015
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.